| | | | |

No Dia Mundial sem Carro, MDR apresenta iniciativas premiadas por estimular uso da bicicleta

Além da apresentação de projetos que receberam o Selo Bicicleta Brasil, evento também debateu desafios da mobilidade ativa no País
 

Brasília (DF) – Em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) apresentou, na manhã desta quinta-feira (22), iniciativas que já foram premiadas pelo Selo Bicicleta Brasil, lançado no ano passado. A atividade virtual integrou a programação da Semana da Mobilidade, organizada pela Pasta e que tem programação até esta sexta-feira (23).

Durante o evento, a secretária nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, Sandra Holanda, destacou o propósito da condecoração. “Este selo foi lançado na Semana da Mobilidade, em 2021, com o propósito de reconhecer empreendimentos, intervenções e iniciativas que incentivam o uso da bicicleta e, consequentemente, a melhoria das condições de mobilidade urbana, de acordo com as diretrizes e objetivos do Programa Bicicleta Brasil e da Política Nacional de Mobilidade Urbana”, explicou.

Um dos projetos que conquistaram o selo foi a plataforma colaborativa Observatório da Bicicleta, iniciativa da União de Ciclistas do Brasil (UCB). De acordo com o coordenador do grupo de pesquisa da plataforma, André Geraldo Soares, o Observatório da Bicicleta é um centro de referência de informação e monitoramento de políticas públicas sobre a bicicleta como meio de mobilidade no Brasil.

“A bicicleta é um universo cultural bastante amplo, que está relacionado com diversos ramos do conhecimento e diversas outras dimensões da nossa cultura. É necessário que isso esteja disponível para quem acha que a bicicleta pode ser uma ferramenta importante para a sustentabilidade ambiental e para a promoção da justiça social”, disse o coordenador.

Após as apresentações dos programas premiados, os palestrantes discutiram sobre os desafios da mobilidade ativa. Melhorias em infraestrutura, problemas de fiscalização e a busca por uma maior comunicação e educação no trânsito foram alguns dos temas abordados.

Também participaram do debate o diretor de Projetos de Mobilidade e Serviços Urbanos do MDR, Marcos Daniel Souza; a diretora-presidente da UCB, Ruth Costa; o vice-presidente da Área de Desenvolvimento e Construção da Brookfield Properties Brasil Realty, Cláudio Sayeg; e Robson Shimizu, membro do conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação de Londrina.

 

Instituições vencedoras do Selo Bicicleta Brasil

União de Ciclistas do Brasil (15/02/2022) – Programas e projetos e campanhas de apoio e incentivo ao uso de bicicleta e sistemas cicloviários, além da plataforma colaborativa Observatório da Bicicleta

Instituto de Pesquisa MULTIPLICIDADE de Mobilidade Urbana (08/07/2022) – Pesquisas e publicações para apoio e incentivo ao uso de bicicletas e sistemas cicloviários

Empresa Brookfield Properties Brasil Realty (04/08/2022) – Projetos de infraestruturas cicloviárias

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina/PR (15/02/2022) – Projeto da rede cicloviária de Londrina

Prefeitura Municipal de Ponta Porã/MS (31/01/2022) – Projeto cicloviário do município

 

Confira a programação da Semana da Mobilidade nesta sexta-feira

Sexta-feira – 23 de setembro

10h – 12h: MDR
Reunião Fórum Consultivo da Mobilidade Urbana – um ano de funcionamento

14h – 17h: MDR + Minfra
Visita técnica à Escola Vivencial de Trânsito – Transitolândia (DER/DF)

 

______

PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *