UCB – União de Ciclistas do Brasil

A UCB – União de Ciclistas do Brasil é a instituição que criou e mantém o Observatório da Bicicleta.

A UCB foi criada em 24/11/2007 e congrega instituições formais e informais de ciclistas e de outros ramos sociais, pessoas físicas e empresas privadas interessadas em promover o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte nas regiões urbanas e rurais.

A UCB tem por missão “contribuir nas pautas nacionais que dizem respeito a mobilidade por bicicleta através da incidência política e tornar-se referência nacional como entidade representativa da sociedade civil, congregando, articulando e mobilizando as iniciativas locais e com os demais setores sociais de âmbito nacional”.

A UCB atua através de Grupos de Trabalho, cuja produção está em integração constante com o Observatório da Bicicleta.

Conheça o funcionamento, atividades desenvolvidas e outras informações sobre a UCB no seu sítio eletrônico.


Conteúdo sobre UCB – União de Ciclistas do Brasil no ObservaBici

O tema UCB consta em Publicações e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Caminhos para readequação de velocidades no Brasil: opinião pública e análise sobre mortes no trânsito

A publicação “Caminhos para readequação de velocidades no Brasil: opinião pública e análise sobre mortes no trânsito” é de autoria do Instituto Multiplicidade e da União de Ciclistas do Brasil e está disponível para download continue lendo…

Leia mais

Menos mortes e engarrafamentos: movimento quer reduzir a velocidade nas cidades brasileiras

Um movimento no Brasil quer entrar nessa onda e readequar os limites nas vias das cidades de todo o país. A União de Ciclistas do Brasil (UCB), em parceria com outras entidades como a Fundação continue lendo…

Leia mais

Ciclovia no Espírito Santo será a mais alta das capitais brasileiras

Um desafio de engenharia a 70 metros acima do nível do mar. A “Ciclovia da Vida Detinha Son”, construída ao lado da Terceira Ponte, no Espírito Santo, será a mais alta de todas as capitais continue lendo…

Leia mais

Editorial: Novo governo precisa acabar com permissividade de normas do trânsito

A União de Ciclistas do Brasil (UCB) também apresentará ao novo Congresso a proposta de um projeto de lei para reduzir a velocidade permitida no país todo. Outra demanda é que o governo reveja retrocessos continue lendo…

Leia mais

Geraldo Alckmin e Gleisi Hoffmann recebem Carta Compromisso e prometem avaliar demandas da mobilidade sustentável no próximo governo

O vice-presidente da República eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e a coordenadora de Articulação Política do Gabinete de Transição, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT), receberam em mãos a Carta Aberta da Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições, continue lendo…

Leia mais

‘Luto na luta’: parentes de vítimas no trânsito e ativistas pedem a governo eleito ‘foco nas pessoas e não nos carros’

Ontem, 30 organizações da sociedade civil entregaram à equipe de transição a Carta Compromisso com a Mobilidade Sustentável. A União de Ciclistas do Brasil (UCB), a Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo (Cidadeapé) continue lendo…

Leia mais

Caminhada o ciclismo devem desempenhar um papel maior na descarbonização do transporte, de acordo com mais de 400 organizações

Viagens ativas continuam com baixa prioridade e subfinanciadas no mix de transporte e mobilidade  Mais de 400 organizações de 73 países assinaram a Carta Aberta da PATH (Partnership for Active Travel and Health – Parceria continue lendo…

Leia mais

Como o novo governo deverá tratar a mobilidade?

André Soares, coordenador do Observatório da Bicicleta da UCB sugere uma abordagem transversal, que envolva vários ministérios. Políticas de mobilidade exigem ações coordenadas em vários ministérios, sugere o professor André Geraldo Soares, coordenador do Observatório continue lendo…

Leia mais

Chega a 176 o número de cidades brasileiras, incluindo as 27 capitais, que vão conceder transporte grátis para eleitores no segundo turno das Eleições Gerais de 2022

Com a adesão da Prefeitura de São Paulo na última segunda-feira (24), todas as 27 capitais brasileiras vão conceder passe livre nos ônibus no segundo turno das Eleições Gerais e, com isso, totalizam 176 cidades continue lendo…

Leia mais

2ª Pesquisa de Avaliação confirma bom desempenho do Observatório da Bicicleta – Edição 2022

Com o objetivo de averiguar os avanços e corrigir rumos do ObservaBici, foi realizada entre maio e julho de 2022 a 2ª Pesquisa Avaliação por Usuárias e Colaboradoras*. Assim como a 1ª Pesquisa, realizada em continue lendo…

Leia mais
1 3 4 5 6 7 20