UCB – União de Ciclistas do Brasil

A UCB – União de Ciclistas do Brasil é a instituição que criou e mantém o Observatório da Bicicleta.

A UCB foi criada em 24/11/2007 e congrega instituições formais e informais de ciclistas e de outros ramos sociais, pessoas físicas e empresas privadas interessadas em promover o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte nas regiões urbanas e rurais.

A UCB tem por missão “contribuir nas pautas nacionais que dizem respeito a mobilidade por bicicleta através da incidência política e tornar-se referência nacional como entidade representativa da sociedade civil, congregando, articulando e mobilizando as iniciativas locais e com os demais setores sociais de âmbito nacional”.

A UCB atua através de Grupos de Trabalho, cuja produção está em integração constante com o Observatório da Bicicleta.

Conheça o funcionamento, atividades desenvolvidas e outras informações sobre a UCB no seu sítio eletrônico.


Conteúdo sobre UCB – União de Ciclistas do Brasil no ObservaBici

O tema UCB consta em Publicações e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia: a bicicleta como ferramenta libertadora no enfrentamento ao preconceito

Por John Fontenele. Neste domingo, dia 26 de março, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia. Este dia 26 de março é conhecido como “Purple Day”, ou em português direto, como o “dia continue lendo…

Leia mais

Praia Grande tem a maior malha cicloviária da Baixada Santista

Andar de bicicleta vai além da diversão. Quando se escolhe andar com a “magrela”, melhora-se as condições de saúde das pessoas, traz benefícios ao Meio Ambiente e à mobilidade urbana. Atualmente, Praia Grande conta com continue lendo…

Leia mais

Uma nova visão para a mobilidade: zero tarifa, zero emissões e zero mortes

Por Kelly Fernandes. Como é a mobilidade dos seus sonhos? Trazendo para a realidade concreta, vou refazer a pergunta: como você gostaria que fossem os seus deslocamentos cotidianos? Qual seria o preço ideal para acessar continue lendo…

Leia mais

Site disponibiliza dados para incentivar cultura da bicicleta

Meio de transporte sustentável e que colabora com a mobilidade das cidades urbanas e rurais, a bicicleta acaba de ganhar um espaço online dedicado a ela. O site Observatório da Bicicleta é uma iniciativa da continue lendo…

Leia mais

Detran-RJ lança campanha “Vai de bike? Vai tranquilo”

As alterações das regras no Código de Trânsito Brasileiro, que entraram em vigor no último dia 12/04, endureceram as punições a infrações envolvendo ciclistas. Por exemplo: se antes não havia multa específica por estacionamento irregular continue lendo…

Leia mais

12 Sites sobre Mobilidade por Bicicleta

Este post traz uma lista de 12 sites que trazem informações importantes sobre mobilidade por bicicleta, como manuais, normas, artigos e cadernos técnicos. 9. Observatório da Bicicleta: o Observatório da Bicicleta é uma plataforma colaborativa, continue lendo…

Leia mais

Observatório da Bicicleta reúne dados e iniciativas em defesa da bike

A bicicleta vem ganhando espaço no Brasil nos últimos anos. Pesquisadores acadêmicos, instituições públicas, organismos de consultoria, canais de comunicação e organizações da sociedade civil, ligados direta ou indiretamente ao tema, realizam pesquisas, produzem vídeos continue lendo…

Leia mais

Polêmica: afinal, ciclistas devem ou não usar capacete?

Dentre os quase 3 mil ciclistas que participaram de um passeio organizado pela Shimano Fest, em São Paulo, no domingo, 21 de agosto, eram raros aqueles que não usavam capacete. O item, no entanto, não continue lendo…

Leia mais

UCB lança campanha para angariar apoio financeiro

A UCB – União de Ciclistas do Brasil, entidade que vive apoiando, apoio está buscando! Como nos anos anteriores, a entidade lançou sua Campanha Anual de Contribuição Financeira para angariar fundos para o desenvolvimento de continue lendo…

Leia mais

Quantas mortes no trânsito ainda vamos tolerar?

Um grupo encabeçado pela União de Ciclistas do Brasil já articula com a Câmara Federal para elaborar um projeto de lei que altere os limites previstos no Código Brasileiro de Trânsito. Baseada em evidências, a continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 6 20