UCB – União de Ciclistas do Brasil

A UCB – União de Ciclistas do Brasil é a instituição que criou e mantém o Observatório da Bicicleta.

A UCB foi criada em 24/11/2007 e congrega instituições formais e informais de ciclistas e de outros ramos sociais, pessoas físicas e empresas privadas interessadas em promover o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte nas regiões urbanas e rurais.

A UCB tem por missão “contribuir nas pautas nacionais que dizem respeito a mobilidade por bicicleta através da incidência política e tornar-se referência nacional como entidade representativa da sociedade civil, congregando, articulando e mobilizando as iniciativas locais e com os demais setores sociais de âmbito nacional”.

A UCB atua através de Grupos de Trabalho, cuja produção está em integração constante com o Observatório da Bicicleta.

Conheça o funcionamento, atividades desenvolvidas e outras informações sobre a UCB no seu sítio eletrônico.


Conteúdo sobre UCB – União de Ciclistas do Brasil no ObservaBici

O tema UCB consta em Publicações e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Agora é Lei: “acidente de trânsito” passa a ser chamado de “sinistro de trânsito”

Com o objetivo de realinhar a linguagem empregada na legislação brasileira de trânsito e enfatizar a responsabilidade inerente em ocorrências de trânsito, a nova Lei 14.599/23 foi promulgada. Essa lei, que marca a 44ª alteração continue lendo…

Leia mais

Em evento de ciclomobilidade, Ministério apresenta ações do governo federal

O Ministério das Cidades participou, de 15 a 19 de novembro, da 10ª edição do Bicicultura – Encontro Brasileiro de Cicloativismo e Mobilidade por Bicicleta, maior evento nacional do setor. Representantes da pasta apresentaram painéis continue lendo…

Leia mais

12º Bicicultura, em 2025, será realizado em Niterói/RJ

Na Plenária Final do Bicicultura 2025 (18/11/2023) foi eleita a cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, para sediar o Bicicultura 2025. A 12ª edição do evento será organizado pelas organizações ACERJ – Associação de Ciclistas do continue lendo…

Leia mais

Mobilidade: Ministério lança documento para estimular uso da bicicleta

O número cada vez maior de carros nas ruas deixa as cidades congestionadas, as pessoas irritadas e o ar mais poluído. Nesta sexta-feira, Dia Mundial sem Carro, vale a reflexão sobre trocar o automóvel por continue lendo…

Leia mais

Mobilidade por bicicleta é debatida na Confederação Nacional de Municípios

Agenda prevê que a bicicleta represente 25% dos meios de mobilidade. No Dia Mundial sem Carro, celebrado nesta sexta-feira (22), ativistas pelo uso de bicicletas chegaram sob duas rodas à sede da Confederação Nacional de continue lendo…

Leia mais

Semana Nacional de Trânsito reforça que cada escolha é decisiva para salvar vidas

“A mitigação do risco e redução da gravidade dos sinistros está diretamente relacionada à velocidade praticada. O desafio de se promover a readequação das velocidades nos meios urbanos passa não somente pela regulamentação e esforço continue lendo…

Leia mais

Como reduzir limite de velocidade pode diminuir mortes no trânsito

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), prometeu diminuir o limite de velocidade para os carros em avenidas na orla das praias da cidade — 70 km/hora é o máximo permitido hoje.O anúncio continue lendo…

Leia mais

‘O fluxo do trânsito melhora quando a velocidade máxima é menor’

No mês da Segurança Viária, a União de Ciclistas do Brasil-UCB, em parceria com entidades ligadas ao tema, promoverão em Brasília dois eventos para lançar o projeto Vias Seguras, que propõe a redução de velocidade continue lendo…

Leia mais

Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2023: eventos e notícias

O Dia Mundial sem Carro, em 22 de setembro, teve início na França, em 1997, com o objetivo de alertar a sociedade para os impactos sociais e ambientais do uso excessivo do automóvel particular. No continue lendo…

Leia mais

UCB participa do lançamento Frente Parlamentar do Ciclista

Nesta quarta-feira (16/08) foi lançada a Frente Parlamentar do Ciclista no Hall de Taquigrafia da Câmara dos Deputados. A Frente é coordenada pelo Dep. Juninho do Pneu (UNIÃO/RJ), que firmou compromisso em debater projetos voltados continue lendo…

Leia mais
1 2 3 20