Sustentabilidade

A sustentabilidade (forma de desenvolvimento que satisfaz as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades) é um princípio ao qual a bicicleta está, indiscutivelmente, vinculado.

Os impactos ambientais causados pela bicicleta, em toda sua cadeia produtiva e ao longo de sua vida útil, são mínimos, motivo pelo qual diversos setores da sociedade produzem conhecimento e constroem projetos pela sua consolidação no sistema de mobilidade urbana.


CONTEÚDO SOBRE SUSTENTABILIDADE NO OBSERVABICI

O tema Sustentabilidade consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE SUSTENTABILIDADE

INSIRA SUSTENTABILIDADE

Notícias relacionadas

Grupo de ciclistas dá nova vida às bicicletas da Uber que iriam para a sucata

Em Maio deste ano, notícias na imprensa internacional davam conta de que a Uber iria enviar para a sucata dezenas de milhares de bicicletas eléctricas Jump – marca que criou para entrar numa nova área continue lendo…

Leia mais

Emissão de gases estufa caiu na pandemia. E se fosse o novo normal?

Na cidade de São Paulo, essa realidade se traduziu em números. Segundo dados divulgados pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema) nesta terça-feira (22), a partir de março, com a diminuição do número de continue lendo…

Leia mais

Usar o próprio carro para evitar a COVID-19 é “péssima ideia”, adverte Greenpeace

Usar o carro para evitar o contágio é um risco muito pior do que o vírus. É a mensagem contundente que o Greenpeace lança para o Dia Sem Carros na Europa, celebrado nesta terça-feira (22). Um dia continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial sem Carro: entenda os impactos da poluição dos transportes automotivos

O Dia Mundial sem Carro, celebrado em 22 de setembro, é uma data de conscientização sobre os impactos da poluição do transporte individual no meio ambiente e na qualidade de vida. Essa reflexão, inclusive, vem ganhando continue lendo…

Leia mais

Semana Europeia da Mobilidade. Estão as cidades no caminho da sustentabilidade?

Antes da pandemia que está a marcar este ano ter deixado carros, aviões e barcos parados um pouco por todo o mundo, já a Europa queria uma estratégia de mobilidade mais sustentável e “smart”. Na Semana continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial sem Carro: novas formas de deslocamento refletem responsabilidade social e compromisso com o meio ambiente

Apesar da redução do uso de veículos automotores desde o início da pandemia, coordenadora dos cursos de Engenharia da Pitágoras faz uma análise sobre os efeitos nocivos de poluentes e traz dicas para quem quer continue lendo…

Leia mais

Queda da poluição na pandemia de coronavírus já evitou milhares de mortes

A redução das atividades imposta pela pandemia de novo coronavírus (Sars-CoV-2) apresenta impacto positivo sobre a poluição. Segundo o estudo feito pelo Centro de Pesquisa sobre Energia e Limpeza do Ar (CREA) — instituição independente continue lendo…

Leia mais

Com poucos carros circulando nas ruas, poluição diminui consideravelmente

A adoção de medidas restritivas à circulação de pessoas e o fechamento de indústrias e lojas de comércio por causa da pandemia do novo coronavírus provocaram queda vertiginosa da emissão de poluentes em todo o continue lendo…

Leia mais

Prefeitos de grandes cidades do mundo querem gastos com incentivos verdes para conter a Covid-19

Fora da União Europeia, a maior parte dos gastos com a recuperação da pandemia reforçou o status quo baseado intensamente em carbono. A reportagem é de Andrew McCormick, publicada em The Nation, 09-09-2020. A tradução é de Moisés Sbardelotto. Trilhões de continue lendo…

Leia mais

Muitos empregos podem ser gerados com ciclovias, faixas de ônibus e calçadas recuperadas

O impacto do transporte motorizado, coletivo ou individual, sobre o clima já era conhecido. Movidos a combustíveis fósseis, eles respondem por quase um quarto das emissões brasileiras do setor de energia, em uma curva ascendente, continue lendo…

Leia mais
1 12 13 14 15 16