Sustentabilidade

A sustentabilidade (forma de desenvolvimento que satisfaz as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades) é um princípio ao qual a bicicleta está, indiscutivelmente, vinculado.

Os impactos ambientais causados pela bicicleta, em toda sua cadeia produtiva e ao longo de sua vida útil, são mínimos, motivo pelo qual diversos setores da sociedade produzem conhecimento e constroem projetos pela sua consolidação no sistema de mobilidade urbana.


CONTEÚDO SOBRE SUSTENTABILIDADE NO OBSERVABICI

O tema Sustentabilidade consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE SUSTENTABILIDADE

INSIRA SUSTENTABILIDADE

Notícias relacionadas

Cicloturismo: acordo irá atrair mais ciclistas para áreas de conservação

A Aliança Bike e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) acabam de firmar um Acordo de Cooperação Técnica inédito para favorecer o cicloturismo. Assim, o acordo irá permitir, no curto prazo, uma continue lendo…

Leia mais

União Ciclista Internacional (UCI) quer acabar com as ligações aéreas nas grandes provas

As reuniões entre a União Ciclista Internacional (UCI), os organizadores das grandes voltas, Giro (RCS Sports), Tour (ASO) e Vuelta (Unipublic), e os representantes das equipas (AIGCP) e dos ciclistas profissionais (CPA) não tiveram os continue lendo…

Leia mais

Participação de ciclistas nas mortes viárias cresce 20% devido a um aumento no uso de bicicletas elétricas, diz OMS

A quinta edição do Relatório do Status Global de Segurança Viária divulgada nesta quarta-feira, 13 de dezembro de 2023 pela Organização Mundial da Saúde, mostra que a participação de ocupantes de bicicletas na contagem anual de mortes no continue lendo…

Leia mais

Como as bicicletas podem contribuir com a Agenda 2030 e os ODS?

O Relatório das Nações Unidas (ONU) informa que o transporte sustentável não é uma finalidade em si, mas um meio que permite às pessoas acesso a qualquer necessidade, seja emprego, mercados e bens, interação social, continue lendo…

Leia mais

Como será a participação da bicicleta na COP 28, que começa hoje em Dubai

  De hoje (03/11) até 12 de dezembro, as atenções de boa parte do planeta estarão voltadas para Dubai, nos Emirados Árabes, onde acontece a 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas continue lendo…

Leia mais

Raízes comuns entre cicloturismo e agroecologia familiar

Já pensou sobre o que há em comum entre Cicloturismo e Agroecologia? São dois conceitos fundamentais às necessidades humanas, como a de nos movermos de um lugar a outro e estarmos constantemente bem nutridos. Simples continue lendo…

Leia mais

Ministério lança edital para fortalecimento do cicloturismo no país

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) quer firmar parcerias com estados, municípios e o Distrito Federal para o aperfeiçoamento do cicloturismo no país. A pasta lançou na quarta-feira (17) o edital continue lendo…

Leia mais

Mercado de bicicletas elétricas cresce por economia e sustentabilidade

No Brasil, o mercado de bicicletas elétricas está crescendo cada vez mais e já é possível encontrar diversos modelos nas lojas. Uma das principais vantagens das bicicletas elétricas é que elas podem ser usadas para continue lendo…

Leia mais

Carrodependência na mobilidade urbana penaliza pedestres e meio ambiente

O Brasil ocupa a sexta posição no ranking de países que mais venderam carros em 2022. Foram mais de 1,9 milhão de carros e comerciais leves comercializados no período. De acordo com o Ministério da continue lendo…

Leia mais

Pi-Pop: a bicicleta elétrica que não precisa de bateria nem carregamento

Chama-se Pi-Pop e foi idealizada por um inventor francês que concretizou a ideia e hoje já comercializa a terceira geração da bicicleta elétrica. Distingue-se da concorrência porque não precisa de carregamentos, para acumular a energia continue lendo…

Leia mais
1 2 3 16