| | | | |

Muitos empregos podem ser gerados com ciclovias, faixas de ônibus e calçadas recuperadas

O impacto do transporte motorizado, coletivo ou individual, sobre o clima já era conhecido. Movidos a combustíveis fósseis, eles respondem por quase um quarto das emissões brasileiras do setor de energia, em uma curva ascendente, iniciada em 2009, e turbinada, entre outros fatores, pelo forte aumento da quilometragem total rodada por automóveis e motocicletas. Os efeitos deletérios sobre a economia tampouco são novidade: um estudo de 2018 estimou em centenas de bilhões de reais o custo do tempo perdido no trânsito todo ano.


Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Leia também:

Pesquisa mostra maior geração de emprego ao redor de ciclovias

As ciclovias instaladas em algumas cidades americanas melhoraram a economia das áreas vizinhas, segundo pesquisa publicada no primeiro semestre, feita totalmente antes da pandemia. No total, o estudo apresentado por pesquisadores da Portland State University e do Education Center do Oregon avaliou 14 corredores exclusivos para bikes em seis cidades dos Estados Unidos (Portland, Seattle, São Francisco, continue lendo...…

Leia mais

As ciclovias e o senso de compartilhamento do espaço nas ruas

É muito comum na rotina dos ciclistas: um pedestre distraído caminha lentamente na ciclovia, forçando, involuntariamente, uma diminuição de velocidade e atenção redobrada para uma ultrapassagem pelo lado esquerdo. Já escrevi sobre isso aqui nesta coluna e repito. Respeito todos os pedestres na maior parte das ciclovias, pois não sabemos se é lá que ele continue lendo...…

Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *