Sustentabilidade

A sustentabilidade (forma de desenvolvimento que satisfaz as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades) é um princípio ao qual a bicicleta está, indiscutivelmente, vinculado.

Os impactos ambientais causados pela bicicleta, em toda sua cadeia produtiva e ao longo de sua vida útil, são mínimos, motivo pelo qual diversos setores da sociedade produzem conhecimento e constroem projetos pela sua consolidação no sistema de mobilidade urbana.


CONTEÚDO SOBRE SUSTENTABILIDADE NO OBSERVABICI

O tema Sustentabilidade consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE SUSTENTABILIDADE

INSIRA SUSTENTABILIDADE

Notícias relacionadas

O que é ciclologística?

Por Milo Araújo.  O serviço de bike courrier, nome dado para entregadores ciclistas, tem se destacado ao longo dos anos. E você sabia que eles salvam vidas? Pois é. Com a proposta de diminuir o continue lendo…

Leia mais

Balneário Camboriú será palco da primeira pesquisa microclimática de ciclofaixas no Brasil

O Prof. Dr. Cássio Arthur Wollmann, e sua equipe da Universidade Federal de Santa Maria/RS, pretendem investigar a exposição dos ciclistas às condições microclimáticas nas ciclofaixas de Balneário Camboriú, e avaliar o potencial climático de continue lendo…

Leia mais

Brasileiro abandonaria carro por transporte sustentável, mas deseja conforto e praticidade

Muitas coisas têm mudado nas cidades – algumas, felizmente, para melhor. Mais brasileiras e brasileiros passaram a ver a bicicleta como a melhor escolha para a mobilidade urbana, e 67% das pessoas trocariam seus carros continue lendo…

Leia mais

Em que medida avançamos no debate sobre mobilidade sustentável?

O debate sobre a descarbonização da economia, em especial dos meios de transporte, não é novo. A necessidade de uma mobilidade urbana sustentável está sendo demonstrada há décadas. Com a paralisação das atividades econômicas por continue lendo…

Leia mais

Uma bicicleta que mede a qualidade do ar

O sistema utiliza um sensor equivalente a duas narinas que avalia a quantidade de partículas nocivas no ar. Quando os valores ultrapassam os limites europeus, a bicicleta emite um alarme. Estes sensores permitem perceber quais continue lendo…

Leia mais

7 em cada 10 pessoas querem trocar carros por bikes

Escute o podcast. Uma pesquisa encomendada pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) revelou que 7 em cada 10 brasileiros estão dispostos a trocar veículos automotores por meios de transporte menos poluentes, como as bicicletas. Se você é continue lendo…

Leia mais

Mobilidade urbana sustentável: afinal o que é isso?

Para que as empresas se tornem cada vez mais sustentáveis, vários incentivos são oferecidos, se focando no setor de transportes, essa busca por sustentabilidade é vista como mobilidade urbana sustentável. A base para isso é continue lendo…

Leia mais

Pesquisa inédita mostra que brasileiro pensa em substituir carros ou motos por transportes mais limpos

A maioria dos brasileiros pensa em substituir o uso de carros ou motos, movidos a combustíveis fósseis, por meios de transporte mais limpos,como bicicletas, patinetes, trem ou metrô. Os dados são da pesquisa inédita encomendada continue lendo…

Leia mais

Pesquisa em 25 países mostra Brasil como o local com a maior intenção de aumentar o uso automóvel após a pandemia de Covid-19

Uma pesquisa realizada com aproximadamente 26 mil pessoas em 25 países durante os meses de julho e agosto traz um dado preocupante para o clima do planeta. E em particular para o sistema de transporte continue lendo…

Leia mais

3 oportunidades para a mobilidade urbana com a retomada verde

A mobilidade urbana se tornou um desafio durante a quarentena imposta pela pandemia. As cidades tiveram de adaptar o desenho urbano para garantir a segurança sanitária das pessoas. A mobilidade ativa, realizada por pedestres e continue lendo…

Leia mais
1 11 12 13 14 15 16