Políticas públicas
A mobilidade por bicicleta depende essencialmente de políticas públicas (decisões e ações tomadas pelos governos – nacionais, estaduais ou municipais – que visam aplicar os direitos sociais), as quais podem e devem ser vinculadas às diversas áreas da administração pública, tais como mobilidade, saúde e educação.
Grande parte do esforço reivindicatório da sociedade civil é dispendido na busca da aplicação de políticas públicas.
CONTEÚDO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS NO OBSERVABICI
O tema Políticas Públicas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE POLÍTICAS PÚBLICAS
INSIRA POLÍTICAS PÚBLICAS
Notícias relacionadas
Aprovada medida provisória que amplia prazo de Planos de Mobilidade Urbana Fonte: Agência Senado
Com 74 votos favoráveis, nenhum contrário e uma abstenção, foi aprovada em sessão deliberativa remota do Senado nesta segunda-feira (27) a Medida Provisória 906/2019, que prorroga os prazos para que as prefeituras elaborem Planos de continue lendo…
“Cidadania e mobilidade: Como cobrar direitos e exigir melhorias do poder público”
“O espaço viário e os recursos públicos historicamente privilegiam o transporte individual motorizado. Alguns dados do Distrito Federal comprovam a afirmação: de 2001 a 2010, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) aplicou R$ 774,5 continue lendo…
“Florianópolis 347 anos: pedalando rumo à mobilidade”
“Clima agradável, belos cenários, qualidade de vida. Esses são apenas alguns fatores que fazem de Florianópolis uma cidade com grande potencial para o uso massivo das bicicletas como meio de transporte no dia a dia. Una continue lendo…
“Assembleia aprova lei que prevê infraestrutura cicloviária em obras do estado do Paraná”
” A Assembleia Legislativa aprovou, em redação final, o projeto de lei nº 295/2019, assinado pelos deputados Goura (PDT) e Paulo Litro (PSDB), que altera e revisa os objetivos da Lei estadual nº 18.780/2016, que continue lendo…
“Câmara de SP aprova projeto que regulamenta serviços de entrega por bicicleta”
” A nova política diz que bicicletários públicos ou privados não podem proibir o estacionamento de bicicletas ou triciclos de cargas. As estruturas públicas devem ainda garantir espaço para guardar bolsas e mochilas térmicas dos continue lendo…
“Manaus, a cidade proibida para bicicletas”
” 2020 traz consigo a agenda eleitoral. Devemos desde já começar a trabalhar nossas escolhas a partir de nossas perspectivas e anseios enquanto cidadãos. Esse trabalho envolve avaliar pessoas e suas gestões. Daí porque é continue lendo…
Quantidade de ciclistas em Niterói triplicou em 5 anos
O dado é do programa Niterói de Bicicleta. ___ Leia a matéria completa em sua publicação original. Veículo: Niterói de Bicicleta Data de publicação original: 12/02/2020 Endereço: https://www.facebook.com/NiteroiDeBicicleta/photos/a.722200451129828/3384943131522200/?type=3&theater
“Pesquisadores indicam investimentos em ciclovias para melhorar saúde pública”
” Muitas mudanças podem acontecer em uma cidade que incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte. Apesar de não ser viável a todos os moradores, os benefícios proporcionados pelo veículo não motorizado atinge continue lendo…
Uso de bicicleta pode reduzir em R$ 34,4 milhões gastos do SUS em SP
Pesquisa indica que transporte mais saudável garante menos internações. A expansão do uso da bicicleta poderia reduzir os gastos com saúde pública e até impulsionar a economia da capital paulista, segundo estudo do Centro Brasileiro continue lendo…
“MEC inicia compra de mais de 7,6 mil bicicletas escolares”
” O MEC (Ministério da Educação) e o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) iniciaram um processo de compra de 7.636 bicicletas escolares. As últimas atas para aquisição desse tipo de veículo foram publicadas em continue lendo…