Participação social

O cicloativismo pratica e defende a participação social (envolvimento na proposição, elaboração e fiscalização de normas e de políticas públicas) em suas diversas formas, como o acionamento e a petição espontâneas sobre o poder público, a participação em consultas e audiências públicas, a participação em conselhos de direitos etc.

Esta seção expõe o resultado do monitoramento de processos de participação social efetuado pelo ObservaBici.

Esta seção é colaborativa: informe para o ObservaBici os concursos e prêmios dos quais tiver conhecimento.


Processos participativos divulgados pelo ObservaBici


Conteúdo sobre participação social no ObservaBici

O tema Participação social consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE PARTICIPAÇÃO

INSIRA PARTICIPAÇÃO

Notícias relacionadas

Engenheiros não deveriam ser os únicos a projetar ruas

Geralmente, esse não é um fluxo de comando unidirecional. Os engenheiros se envolvem cedo e influenciam o produto com base na viabilidade técnica, ou os designers de UX podem descobrir que um recurso específico não continue lendo…

Leia mais

Consulta pública sobre o marco legal do transporte é aberta

O projeto que cria o Marco Legal do transporte público no Brasil, elaborado com ativa participação das empresas e de entidades do setor, chega agora à sua fase final antes de entrar em vigor.  Após continue lendo…

Leia mais

Projeto de extensão convida usuários de bicicleta a debater acesso à UFT

O Grupo de Estudos em Desenvolvimento Urbano e Regional (Gedur) do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT promove nesta terça-feira, dia 22 de novembro, uma roda de conversa sobre a mobilidade de usuários de continue lendo…

Leia mais

Nova pesquisa voltada para o sistema cicloviário inicia em Criciúma

Mais uma pesquisa do Plano de Mobilidade Urbana está disponível para a população criciumense. Desta vez, é voltada para os moradores que utilizam bicicleta e a rede cicloviária da cidade. A pesquisa está disponível em continue lendo…

Leia mais

População poderá votar em pesquisa melhor opção de construção da ciclovia no centro de Lucas do Rio Verde

Para incentivar o uso de um modal alternativo aos veículos no município, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, está realizando uma pesquisa com a continue lendo…

Leia mais

Pedalada pela Democracia

No domingo (23), ativistas de Curitiba realizaram um evento de encontro para pedalar e debater sobre mobilidade urbana e a defesa da democracia no país. O evento fez parte de uma construção nacional e foi continue lendo…

Leia mais

A bicicleta como alternativa para democratizar os espaços urbanos

Por Paulo Gustavo Sehn.   A mobilidade urbana é um grande desafio para as cidades, não só de médio e grande porte, mas já perceptível em cidades menores. À medida que as cidades crescem e continue lendo…

Leia mais

Participe da consulta pública sobre a Estratégia Nacional da Bicicleta

O que é a consulta pública A Consulta Pública visa colher contribuições da sociedade sobre a Estratégia Nacional da Bicicleta, um amplo plano de ações até o ano de 2030, formulado por diversas organizações da continue lendo…

Leia mais

Carta aos presidenciáveis busca pacto pela mobilidade sustentável

Por Caio Guatelli. Um abaixo-assinado, promovido pela Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições 2022, pede aos candidatos a presidente da República que assinem um compromisso de governo com 16 ações para transformar a matriz de transporte continue lendo…

Leia mais

No centro de São Paulo, bicicleta é instrumento da democracia

Caio Guatelli Pedaladas manifesto têm se tornado cada vez mais frequentes em toda a cidade. Mas é na região central de São Paulo, especialmente na Praça do Ciclista, que se reúnem com maior frequência os continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 7