Participação social

O cicloativismo pratica e defende a participação social (envolvimento na proposição, elaboração e fiscalização de normas e de políticas públicas) em suas diversas formas, como o acionamento e a petição espontâneas sobre o poder público, a participação em consultas e audiências públicas, a participação em conselhos de direitos etc.

Esta seção expõe o resultado do monitoramento de processos de participação social efetuado pelo ObservaBici.

O ObservaBici é colaborativo: informe uma consulta de participação social da qual tiver conhecimento para que ela seja destacada e divulgada.


Processos participativos divulgados pelo ObservaBici


Conteúdo sobre participação social no ObservaBici

O tema Participação social consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE PARTICIPAÇÃO

INSIRA PARTICIPAÇÃO

Notícias relacionadas

Participe da pesquisa “Avaliação de atributos relacionados ao uso da bicicleta como transporte”

Descrição da pesquisa Esta pesquisa está ligada ao Trabalho de Conclusão do Curso de Engenharia Civil da UFMG e tem como objetivo o desenvolvimento de um índice de ciclabilidade com indicadores selecionados a partir da continue lendo…

Leia mais

Participe da consulta pública sobre Criação e Regimento Interno das Câmaras Temáticas do Contran

O que é a consulta pública A Consulta Pública visa “dispor sobre a criação e o Regimento Interno das Câmaras Temáticas vinculadas ao CONTRAN. Ressalta-se que as Câmaras Temáticas são órgãos técnicos vinculados ao CONTRAN continue lendo…

Leia mais

Projeto de cicloturismo é o mais apoiado pela comunidade na Consulta Popular

O Vale do Taquari recebeu 37 sugestões de projetos da comunidade regional para a Consulta Popular 2021. As propostas foram enviadas por meio do aplicativo Colab. O prazo para o envio encerrou no dia 12 de continue lendo…

Leia mais

Consulta pública sobre dados do trânsito deve incluir bicicleta, diz UCB

O Observatório da Bicicleta está realizando uma campanha nacional para estimular a participação de ciclistas, pedestres e cadeirantes na Consulta Pública realizada pela Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran-MDR) relativa ao acesso a dados disponíveis sobre veículos, condutores continue lendo…

Leia mais

Participe da consulta pública sobre Procedimentos para acesso aos dados da Secretaria Nacional de Trânsito

O que é a consulta pública A Consulta Pública visa aprimorar os procedimentos adotados pela SENATRAN – Secretaria Nacional de Trânsito para a concessão de acesso aos dados de seus sistemas e subsistemas informatizados, os continue lendo…

Leia mais

Observatório da Bicicleta cria seu Conselho Consultivo

O Observatório da Bicicleta, um instrumento mantido pela UCB – União de Ciclistas do Brasil, está em constante aperfeiçoamento e avançando enquanto um centro de referência em ciclomobilidade – por isso, e tendo em vista  continue lendo…

Leia mais

Novo PNATRANS alinha Brasil à agenda global de redução de mortes e lesões no trânsito

Sinistros de trânsito são a terceira principal causa de mortes prematuras no Brasil. Entre 2015 e 2019, cerca de 100 pessoas por dia perderam a vida no trânsito brasileiro. Para mudar esse cenário, desde 2018 o país conta com um continue lendo…

Leia mais

Participe do “Concurso de fotografias da UCB – Imagens Cíclicas”

Descrição da concurso O primeiro concurso de fotografias da UCB – União de Ciclistas do Brasil tem o objetivo de ampliar o banco de imagens para ilustrar as ações, projetos e campanhas desenvolvidas pela instituição. continue lendo…

Leia mais

Participe da pesquisa “Potencial do Cicloturismo Rural e Urbano em Mato Grosso do Sul”

Descrição da pesquisa A pesquisa é parte da tese de doutorado em ciências ambientais que procura avaliar o potencial do Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste do Brasil) para desenvolver o cicloturismo em áreas rurais e continue lendo…

Leia mais

Assine o “Manifesto pela Mobilidade Ativa em Vitória/ES”

Qual o objetivo do abaixo-assinado O abaixo-assinado Manifesto pela Mobilidade Ativa em Vitória/ES tem o objetivo de melhorar as atuais propostas de mobilidade frente à pandemia causada pelo novo coronavírus, com base nas demandas mais continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 6 7