| | |

População poderá votar em pesquisa melhor opção de construção da ciclovia no centro de Lucas do Rio Verde

Para incentivar o uso de um modal alternativo aos veículos no município, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, está realizando uma pesquisa com a população para escolha da melhor opção para construção da ciclovia na Avenida Mato Grosso.

A obra será na região central da cidade, na altura do Parque dos Buritis até o trecho do Viaduto Bromildo Lawisch, cruzamento das avenidas Amazonas e Mato Grosso.

A pesquisa com a população começa nesta segunda-feira (21) e será realizada de forma on-line, por meio de formulário eletrônico, e seguirá aberta até sexta-feira (25). Os munícipes terão acesso a uma breve apresentação de cada uma das duas propostas elaboradas, com projeto arquitetônico, junto aos prós e contras para cada alternativa.

Conforme a Secretaria, após a escolha, a obra será iniciada assim que o período de chuvas terminar, estimado entre março e abril do próximo ano.

ACESSE O FORMULÁRIO DA PESQUISA NO LINK:  https://pesquisa.lucasdorioverde.mt.gov.br/portal/form?id=XMLK9GFQR4HPYD1I5BZ8

Além de ouvir a população de modo geral, a Secretaria realizará, na terça-feira (22), um levantamento presencial com comerciantes da localidade para identificar também a opinião da categoria em relação às mudanças para implantação da ciclovia.

Projeto 1 – Espaço do canteiro central 
O primeiro projeto propõe ampliar o canteiro central, cerca de 70 centímetros em cada lado, de forma a usar o espaço criado para pavimentação da ciclovia. Nesta proposta, a faixa de rodagem dos ciclistas seria levemente elevada, na altura de uma calçada, por exemplo.

De acordo com a pasta, a estrutura da via não é interrompida, mantendo duas faixas de circulação e uma de estacionamento, apenas com redução na largura das faixas. Essa opção causa uma separação física entre o ciclista e o carro.

Vale ressaltar que não será necessário remover as palmeiras do canteiro central ou os postes de iluminação pública.

Projeto 2 – Espaço demarcado com tachões
Nesta opção, a ciclovia será feita por meio de demarcação na pavimentação, com tachões a cada um metro, separando os ciclistas dos carros. A obra incluiria a faixa de circulação e o espaço de separação. Nesse projeto, será necessário remover uma das faixas da avenida, sendo a melhor opção para remoção a pista de estacionamento lateral, sem comprometer o fluxo de veículos da via.

Outros trechos 

Em vários pontos da cidade, os trabalhos para implantação da malha cicloviária continuam sendo realizados. Trechos como das avenidas Universitária, Cerrado, Hortênsias e Acácias já foram finalizados com pintura. Outros locais que receberão revitalização da malha são: Avenida das Nações e trecho urbano da rodovia MT-449.

“Atualmente, existe um número significativo de pessoas que utilizam a ciclovia e é de interesse da Prefeitura melhorar todos os modais para beneficiar a mobilidade urbana. O transporte privado é uma desvantagem para a cidade, pois acumula um grande número de veículos, transporta um número pequeno de pessoas, além da poluição sonora e do ar. Modais com impacto menor são uma vantagem para a cidade”, apontou o especialista de trânsito da Secretaria, Igor Ataídes.

 

________________________

Notícia original

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – 21/11/2022 – https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/populacao-podera-votar-em-pesquisa-melhor-opcao-de-construcao-da-ciclovia-no-centro-10901

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *