Educação

A educação (processo de desenvolvimento físico, intelectual, social e moral do ser humano), sob a forma de programas, cursos, treinamentos e outros métodos, é indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, englobando tanto a alteração da cultura de comportamento no trânsito, por parte de todos/as os seus usuários, quanto a formação dos agentes públicos que planejam e gerem a mobilidade e o transporte.

Existe uma grande quantidade de conteúdo que contribui com a formação para a ciclomobilidade, sendo que a sociedade civil organizada tem se dedicado cada vez mais à matéria devido sua experiência enquanto ciclousuários.


INSTITUIÇÕES E PROJETOS EDUCATIVOS

Projeto Bicicleta na Escola

O projeto desenvolve atividades junto a escolares em Florianópolis/SC.

Bike Anjo

Rede de voluntários presente em diversas cidades brasileiras que ensinam a pedalar e a aumentar a confiança de trafegar de bicicleta no meio urbano.

Treinamentos para motoristas de ônibus

Palestras, cursos e treinamentos para motoristas de ônibus conviverem harmoniosamente com os ciclistas no trânsito.


CONTEÚDO SOBRE EDUCAÇÃO NO OBSERVABICI

O tema Educação consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE EDUCAÇÃO

INSIRA EDUCAÇÃO

Notícias relacionadas

Cicloturismo na escola

O Centro de Educação Infantil Municipal Juninho realizou ontem, nesta terça-feira, o 1º Cicloturismo: “Pequenos Aventureiros”, na área externa da instituição. O evento envolveu as turmas de Crianças Bem Pequenas e Crianças Pequenas e faz continue lendo…

Leia mais

Leo Aversa desqualifica ciclismo e ofende seus praticantes em texto publicado no Globo

Nesta terça-feira, 5 de outubro, foi publicado um artigo do fotógrafo e colunista Leo Aversa intitulado ‘A invasão dos playboys ciclistas’ na editoria de cultura do O Globo. No texto, o articulista critica algumas atitudes continue lendo…

Leia mais

Novo PNATRANS alinha Brasil à agenda global de redução de mortes e lesões no trânsito

Sinistros de trânsito são a terceira principal causa de mortes prematuras no Brasil. Entre 2015 e 2019, cerca de 100 pessoas por dia perderam a vida no trânsito brasileiro. Para mudar esse cenário, desde 2018 o país conta com um continue lendo…

Leia mais

No Recife, motoristas de ônibus vão vivenciar dificuldades dos ciclistas no trânsito

Para conscientizar sobre a responsabilidade dos veículos maiores em proteger os menores e não motorizados no trânsito, Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito continue lendo…

Leia mais

Governo Federal aprova plano e campanha para reduzir mortes no trânsito em 50%

A partir de 1º de janeiro de 2022, os brasileiros serão apresentados à campanha nacional Juntos Salvamos Vidas, do Conselho Nacional de Trânsito. De caráter educativo, a iniciativa é parte da estratégia formulada pelo Governo continue lendo…

Leia mais

Projeto usa bicicletas para o ensino remoto de educação física em Juruaia

De brincadeira de criança a atividade física que desenvolve equilíbrio, coordenação motora e que promove a autoconfiança. A bicicleta caiu no gosto do brasileiro durante a pandemia do coronavírus e foi a atividade física escolhida continue lendo…

Leia mais

Dia do Ciclista terá ação de conscientização com uso do ‘respeitômetro’ em Ribeirão Preto

O Siga Consciente, programa de educação de trânsito da Transerp, promove nesta quinta-feira, dia 19 de agosto, uma ação para alertar motoristas e motociclistas sobre a distância que devem respeitar ao ultrapassar um ciclista, de continue lendo…

Leia mais

Como reduzir acidentes com bicicletas no Brasil?

Cada vez mais brasileiros têm aderido às bicicletas, mas a falta de políticas públicas que garantam a segurança de quem pedala tem levado ao aumento no número de acidentes nas vias. Só no último ano, continue lendo…

Leia mais

Em Fortaleza, crianças ganham mais uma estação de bikes públicas

Começou a operar em Fortaleza na última sexta-feira (9) a oitava estação do Mini Bicicletar, programa de bicicletas públicas compartilhadas especialmente voltado para o público infantil. O novo equipamento está implantado na Praça do Polar, localizada na continue lendo…

Leia mais

Empatia no trânsito: o que ocorre quando motorista assume lugar do ciclista

Por Kelly Fernandes. O exercício de ver o mundo através dos olhos de outras pessoas e partilhar da perspectiva delas também pode ser nomeado como empatia. No trânsito, colocar-se no lugar do outro é essencial continue lendo…

Leia mais
1 6 7 8 9 10