| | |

Mobilidade Urbana e Educação se reúnem para análise do Sistema Cicloviário de Macaé

A Secretaria de Mobilidade Urbana e a Secretaria Adjunta de Ensino Superior iniciaram uma parceria para estudo amplo para revisão do Sistema Cicloviário de Macaé incluído no Plano de Mobilidade Urbana (PMU), aprovado em maio de 2015. O objetivo é definir rotas prioritárias para atender a população que utiliza a bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte, ampliando as ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. A reunião inicial foi realizada nesta terça-feira (26), na sede da Mobilidade Urbana.
 
Participaram do encontro o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, a secretária Adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, o coordenador de Planejamento da Mobilidade Urbana, Rui Paiva, e o professor de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé), Bruno Barzellay.

“Este é um bate-papo inicial. No próximo encontro, realizaremos uma reunião técnica para definir ações e a formação de uma comissão que participará do processo. A prioridade é o estudo completo do Sistema Cicloviário para definir quais áreas seriam necessárias para implantação de ciclofaixas e ciclovias. Uma das prioridades do governo municipal é também priorizar a ampliação das ciclovias e ciclofaixas para fomentar o uso da bicicleta com segurança para os cidadãos da cidade”, ressaltou Jayme Muniz.

A secretária Adjunta de Ensino Superior destacou que o grande diferencial é reconhecer a importância do trabalho colaborativo da universidade com o meio em que está inserida.

“A proposta é fazer um estudo amplo para análise do Plano Cicloviário para determinar as prioridades, levando em conta fatores como viabilidade para o desenvolvimento de um projeto básico e executivo. Ações conjuntas das universidades com o poder público melhoram a qualidade de vida para a população”, explicou Flaviá Picon.

“A finalidade é gerar pesquisa e aplicá-la. Ampliar o número de ciclistas, gerando redução de veículos, com consequente redução de trânsito e melhoria da qualidade do ar e da qualidade de vida da população em geral. Macaé tem uma vocação para o ciclismo e a topografia da cidade (mais plana) é uma outra vantagem”, afirmou Bruno Barzellay.

Está prevista para o mês de junho a realização de Audiência Pública para a revisão do Sistema Cicloviário de Macaé.

______

PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

  • Veículo: Prefeitura de Macaé
  • Data de publicação original: 26/04/2022
  • Endereço: https://macae.rj.gov.br/noticias/leitura/noticia/mobilidade-urbana-e-educacao-se-reunem-para-analise-do-sistema-cicloviario

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *