Educação

A educação (processo de desenvolvimento físico, intelectual, social e moral do ser humano), sob a forma de programas, cursos, treinamentos e outros métodos, é indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, englobando tanto a alteração da cultura de comportamento no trânsito, por parte de todos/as os seus usuários, quanto a formação dos agentes públicos que planejam e gerem a mobilidade e o transporte.

Existe uma grande quantidade de conteúdo que contribui com a formação para a ciclomobilidade, sendo que a sociedade civil organizada tem se dedicado cada vez mais à matéria devido sua experiência enquanto ciclousuários.


INSTITUIÇÕES E PROJETOS EDUCATIVOS

Projeto Bicicleta na Escola

O projeto desenvolve atividades junto a escolares em Florianópolis/SC.

Bike Anjo

Rede de voluntários presente em diversas cidades brasileiras que ensinam a pedalar e a aumentar a confiança de trafegar de bicicleta no meio urbano.

Treinamentos para motoristas de ônibus

Palestras, cursos e treinamentos para motoristas de ônibus conviverem harmoniosamente com os ciclistas no trânsito.


CONTEÚDO SOBRE EDUCAÇÃO NO OBSERVABICI

O tema Educação consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE EDUCAÇÃO

INSIRA EDUCAÇÃO

Notícias relacionadas

Tomada de subsídios para a Campanha Educativa voltadas ao Trânsito 2022

O que é a tomada de subsídios A tomada de subsídios visa colher contribuições e propostas para a Resolução que regulara o tema e o cronograma da campanha educativa de trânsito a ser realizada de continue lendo…

Leia mais

Ocyan quer aumentar uso de bicicletas em Macaé

Parceria com o Instituto Aromeiazero chega na cidade no segundo semestre Na véspera do Dia mundial da Bicicleta, a Ocyan, empresa do setor de óleo e gás, lança o programa Pedala Macaé, em parceria com continue lendo…

Leia mais

Bike Anjo

Por Milo Araúdo. Se você recentemente adquiriu uma bicicleta para se locomover pela cidade, mas tem receio de encarar o trânsito na cidade de São Paulo, conheça o Bike Anjo. Bike Anjo é uma rede continue lendo…

Leia mais

Professor passa um ano pedalando pelo Brasil para criar documentário sobre a importância da água

Além de ser o recurso natural mais importante do planeta, a água potável é essencial para a sobrevivência humana. E com o objetivo de compartilhar a importância da preservação e do valor deste bem inestimável, o professor continue lendo…

Leia mais

Um curso gratuito sobre projeto de ciclovias

A organização europeia EIT Urban Mobility Academy e a agência holandesa Humankind estão oferecendo um programa gratuito e on-line para a concepção de redes cicloviárias em cidades. O curso será conduzido por Lior Steinberg, cofundador da Humankind, e George continue lendo…

Leia mais

Acre: “Governo vai adquirir 10 mil bicicletas para alunos da zona rural”

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) irá adquirir, no ano letivo de 2021, dez  mil bicicletas que serão utilizadas pelos alunos da zona rural, onde as condições continue lendo…

Leia mais

Em Berlim, andar de bicicleta deve integrar currículo escolar

Aprender a andar de bicicleta está prestes a se tornar uma tarefa escolar em Berlim. O governo da cidade quer incluir essa modalidade no currículo dos primeiros anos do ensino fundamental, para, além de treinar continue lendo…

Leia mais

Ministério Público vai investigar denúncias de trabalho infantil como ciclista entregador para Uber, Rappi, IFood e 99

Matéria da Thomson Reuters Foundation escrita pelo repórter Fábio Teixeira publicada hoje informa que a principal procuradora do Ministério Público Federal para assuntos do trabalho infantil, Ana Maria Villa Real, planeja abrir investigação sobre a continue lendo…

Leia mais

Participe da “Pesquisa Pública para a Estratégia Nacional da Bicicleta”

Nome da pesquisa Pesquisa Pública para a Estratégia Nacional da Bicicleta Instituição: Grupo Gestor da Estratégia Nacional da Bicicleta   Nome do pesquisador responsável Bruno Batista   Data do início da pesquisa 24/11/2020   Data continue lendo…

Leia mais

Lançada a “Pesquisa Pública Estratégia Nacional da Bicicleta”

A promoção ao uso da bicicleta já está de olho em 2030. PARTICIPE e AJUDE A DIVULGAR! Diversas organizações lançam hoje (26 de novembro) uma pesquisa para a construção da Estratégia Nacional da Bicicleta. O continue lendo…

Leia mais
1 7 8 9 10