Educação

A educação (processo de desenvolvimento físico, intelectual, social e moral do ser humano), sob a forma de programas, cursos, treinamentos e outros métodos, é indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, englobando tanto a alteração da cultura de comportamento no trânsito, por parte de todos/as os seus usuários, quanto a formação dos agentes públicos que planejam e gerem a mobilidade e o transporte.

Existe uma grande quantidade de conteúdo que contribui com a formação para a ciclomobilidade, sendo que a sociedade civil organizada tem se dedicado cada vez mais à matéria devido sua experiência enquanto ciclousuários.


INSTITUIÇÕES E PROJETOS EDUCATIVOS

Projeto Bicicleta na Escola

O projeto desenvolve atividades junto a escolares em Florianópolis/SC.

Bike Anjo

Rede de voluntários presente em diversas cidades brasileiras que ensinam a pedalar e a aumentar a confiança de trafegar de bicicleta no meio urbano.

Treinamentos para motoristas de ônibus

Palestras, cursos e treinamentos para motoristas de ônibus conviverem harmoniosamente com os ciclistas no trânsito.


CONTEÚDO SOBRE EDUCAÇÃO NO OBSERVABICI

O tema Educação consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE EDUCAÇÃO

INSIRA EDUCAÇÃO

Notícias relacionadas

Marinha Grande (Portugal) quer todos os alunos a saber andar de bicicleta

Num município com forte tradição do uso de bicicleta, o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, pretende que, na próxima década, todas as crianças até aos 12 anos saibam utilizar este meio continue lendo…

Leia mais

FNDE autoriza aquisição de bicicletas no âmbito do Caminho da Escola por processo licitatório próprio

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) autorizou, em caráter excepcional, a aquisição de bicicletas e capacetes escolares no âmbito do Programa Caminho da Escola via processo licitatório próprio de estados, municípios e do continue lendo…

Leia mais

Estudo diz que bicicleta ajuda no desenvolvimento infantil

De acordo com um recente estudo da Universidade de São Paulo (USP), a bicicleta pode ser uma ferramenta valiosa no desenvolvimento infantil, auxiliando na formação de habilidades importantes para o crescimento saudável e equilibrado das continue lendo…

Leia mais

Como ensinar a criança a andar de bicicleta?

Se você se pergunta qual a melhor idade para ensinar uma criança a andar de bicicleta, a resposta é: não existe. É comum que a maioria das pessoas aprendam na infância por ser o próximo continue lendo…

Leia mais

O impacto da bicicleta no desenvolvimento integral das crianças

Segundo afirmou a pediatra Renata Waksman em uma entrevista realizada para a Revista Crescer, aprender a andar de bike durante a infância estimula a atenção, a disciplina, a concentração e ainda fomenta fazer novas amizades. continue lendo…

Leia mais

Alcochete investe quase 16 mil euros para motivar crianças a usarem bicicleta na mobilidade regular

Programa “Aprender a andar de bicicleta no 1.º Ciclo” enquadra-se nos Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar. Para promover a mobilidade sustentável, a Câmara Municipal, em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Alcochete, continue lendo…

Leia mais

Concurso de redação gera reflexão sobre uso da bicicleta em Jequié

Um concurso de redação promovido em escolas públicas de Jequié, interior da Bahia, estimulou alunos do ensino fundamental a refletirem sobre o uso da bicicleta no município. Durante duas semanas, a iniciativa do projeto Ciclo continue lendo…

Leia mais

Pais criam bonde das bicicletas para levar crianças à escola em SP

Faça chuva ou faça sol, todos os dias de semana um grupo de crianças sai em fila usando suas bicicletas para ir à escola. O bonde formado por estudantes em bikes coloridas, capacetes e mochilas continue lendo…

Leia mais

Balance Bike: uma maneira de ensinar as crianças a pedalar

Com uma bicicleta de equilíbrio, a criança aprende primeiro a equilibrar-se, e por último a pedalar. Diferente de uma bicicleta normal equipada com rodinhas laterais, a criança aprende primeiro a pedalar e por último a continue lendo…

Leia mais

Palestra discute o papel da mulher ciclista na mobilidade urbana

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza nesta quarta-feira (08/03), às 14 horas, a palestra “A Mulher como Ciclista Urbana”, que será ministrada por Cláudia Franco, fundadora da Escola de Pilotagem de Bicicleta CicloFemini. A continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 10