Educação

A educação (processo de desenvolvimento físico, intelectual, social e moral do ser humano), sob a forma de programas, cursos, treinamentos e outros métodos, é indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, englobando tanto a alteração da cultura de comportamento no trânsito, por parte de todos/as os seus usuários, quanto a formação dos agentes públicos que planejam e gerem a mobilidade e o transporte.

Existe uma grande quantidade de conteúdo que contribui com a formação para a ciclomobilidade, sendo que a sociedade civil organizada tem se dedicado cada vez mais à matéria devido sua experiência enquanto ciclousuários.


INSTITUIÇÕES E PROJETOS EDUCATIVOS

Projeto Bicicleta na Escola

O projeto desenvolve atividades junto a escolares em Florianópolis/SC.

Bike Anjo

Rede de voluntários presente em diversas cidades brasileiras que ensinam a pedalar e a aumentar a confiança de trafegar de bicicleta no meio urbano.

Treinamentos para motoristas de ônibus

Palestras, cursos e treinamentos para motoristas de ônibus conviverem harmoniosamente com os ciclistas no trânsito.


CONTEÚDO SOBRE EDUCAÇÃO NO OBSERVABICI

O tema Educação consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE EDUCAÇÃO

INSIRA EDUCAÇÃO

Notícias relacionadas

“Ônibus de bicicletas”: prática para levar crianças à escola ganha adeptos nos EUA

Já ouviu falar em “ônibus de bicicleta”? A prática, que tem feito sucesso nos Estados Unidos, consiste em grupos de dezenas de estudantes, liderados por adultos voluntários, que pedalam juntos até as instituições de ensinos. continue lendo…

Leia mais

A falsa polêmica da readequação das velocidades nas vias

Por Felipe Alves Quem estuda ou analisa segurança viária, assim como quem é ativista por um trânsito mais seguro, sabe que Fortaleza vem apresentando há vários anos uma redução consistente no número de mortes no continue lendo…

Leia mais

Precisamos retomar a evolução do sistema cicloviário

Por Felipe Alves Fortaleza é reconhecida pelos avanços na mobilidade por bicicleta. Desde 2013, tivemos uma enorme evolução na extensão da malha cicloviária, a criação de sistemas de bicicletas compartilhadas, mais bicicletários e paraciclos, e continue lendo…

Leia mais

Aumento de ciclovias em São Paulo estimula pais a andar com filhos

O aumento da infraestrutura cicloviária permanente, a existência de ciclofaixas de lazer que funcionam aos domingos e as reformas nas ciclovias na Marginal do Rio Pinheiros têm atraído pais e mães paulistanas a usar a continue lendo…

Leia mais

Desafio Intermodal, uma maneira prática de medir a eficiência dos transportes

Por Felipe Alves Na coluna passada falei que esta é a Semana da Mobilidade, por compreender o Dia Mundial Sem Carro, 22/09. E uma das atividades mais interessantes realizadas nesta semana é o Desafio Intermodal. continue lendo…

Leia mais

“Volta às Escolas em Bicicleta” marca a Semana Europeia da Mobilidade em Évora!

De 16 a 22 de Setembro assinala-se a Semana Europeia da Mobilidade cujo tema central do programa de ações é: “Melhores Ligações”. Este tema procura realçar e fomentar sinergias entre pessoas e lugares que ofereçam continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial Sem Carro: entenda a data, celebrada no próximo dia 22

Por Felipe Alves Na área da mobilidade, como em qualquer outra, existem as datas comemorativas, com diferentes motivos ou motivações . A data da invenção da bicicleta – 12/06/1817 – também é lembrada. Há até continue lendo…

Leia mais

Estudantes da Escola Castro Alves participam de palestra sobre educação no trânsito em Imperatriz

Setor é responsável por conscientizar e elaborar projetos que levam informações importantes para a segurança de condutores e pedestres   Dando continuidade ao cronograma de ações da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), a continue lendo…

Leia mais

Exposição do Dia do Ciclista em Icaraí traz obras de alunos da rede municipal

Representadas em trabalhos de artistas como Marcel Duchamp, Iberê Camargo e Eduardo Kobra, as bicicletas viraram obras de arte, dessa vez, pelas mãos das crianças da rede municipal de ensino de Niterói. O Centro Cultural continue lendo…

Leia mais

Secretaria de Esporte e Lazer abre vagas para Escolinha de Bicicross

Estão abertas inscrições para a Escolinha de Bicicross (BMX), desenvolvida por meio do programa Sorriso + Esporte da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

Leia mais
1 2 3 4 8