Economia

A economia (produção e distribuição de de bens para os membros da sociedade) é fator determinante para a ciclomobilidade, uma vez que o modelo econômico dominante restringe o uso da bicicleta, não obstante serem reconhecidas as vantagens econômicas deste veículo.

Praticamente todas as abordagens sobre a ciclomobilidade possuem relação com a economia, portanto esta seção do Observatório é bem diversa em seu conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE ECONOMIA NO OBSERVABICI

O tema Economia consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Reduzir o uso do carro é melhor para as finanças do que pensa

Trocar o carro por andar a pé ou de bicicleta não só reduz as emissões e é melhor para a saúde, como também ajuda a poupar uma quantidade considerável de dinheiro. Conduzir um carro custa continue lendo…

Leia mais

Dia Nacional do Ciclista: com o aumento nas vendas, cresce a procura por seguros para bicicletas de alto valor agregado

Com muitas pessoas em busca de uma vida mais equilibrada e saudável, a venda de bicicletas cresceu nos últimos dois anos. De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e continue lendo…

Leia mais

Estudo compara o perfil de usuários de bikes compartilhadas com a população em geral

Bicicletas compartilhadas são ótimas oportunidades para iniciar pessoas na ciclomobilidade, bem como para fortalecer a cultura da bicicleta. Neste contexto, o Cebrap acaba de divulgar um estudo inédito com a caracterização social de usuários dos continue lendo…

Leia mais

Censo do IBGE vai às ruas e traz pergunta sobre modos de transporte no deslocamento ao trabalho

Após dois anos de adiamentos por conta da pandemia e de cortes orçamentários, o Censo finalmente começa a realizar as entrevistas pelo país. A novidade é que, pela primeira vez, o questionário amostral incluiu uma continue lendo…

Leia mais

74% dos soteropolitanos usam mais de um modal para economizar tempo e dinheiro

Dói no bolso pensar em atravessar a malha soteropolitana usando apenas um tipo de veículo devido ao custo-benefício. Para fugir dos altos preços e demora para chegar no destino, 74% das pessoas que fazem seus continue lendo…

Leia mais

Pesquisa revela que uso de bicicleta aumenta produtividade

Uma pesquisa feita pela Universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos, revelou que ir ao trabalho de bicicleta ou a pé deixa o dia mais produtivo do que os profissionais que usam o carro como meio continue lendo…

Leia mais

Motor de bicicleta elétrica terá imposto zerado a partir de 25 de julho

Nesta terça-feira (19/07) foi publicada a Resolução GECEX nº 365 do Comitê de Gestão da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia, com a decisão final já aprovada pelo Mercosul de zerar o imposto de importação continue lendo…

Leia mais

Comércio exterior da bicicleta cresceu 72% entre 2020 e 2021 no Brasil

Os componentes que tiveram maior crescimento entre 2020 e 2021 foram câmbios (169%), cassetes (120%) e cubos (109%). ?Os quadros de bicicletas, que tiveram crescimento de 73%, representam 22% de todo o recurso envolvido com continue lendo…

Leia mais

Caminhos do Xixá: Goiás lança nova rota de cicloturismo já integrada à Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso

O Caminho passa por três Áreas de Proteção Ambiental (APAs): o Parque Municipal da Represa, que é o ponto de partida, Olhos D’água e a Serra dos Gigantes. Ao longo da trilha, além de paisagens continue lendo…

Leia mais

Ir de bicicleta ao trabalho aumenta a produtividade, diz estudo

Trocar o carro por uma bicicleta faz bem não só para a sua saúde e a do planeta – pode ser benéfico para sua carreira também. Quem se locomove até o local de trabalho de continue lendo…

Leia mais
1 13 14 15 16 17 46