| | |

Censo do IBGE vai às ruas e traz pergunta sobre modos de transporte no deslocamento ao trabalho

Após dois anos de adiamentos por conta da pandemia e de cortes orçamentários, o Censo finalmente começa a realizar as entrevistas pelo país. A novidade é que, pela primeira vez, o questionário amostral incluiu uma questão acerca do modo de transporte utilizado para a ir ao trabalho.

Além das opções de transporte coletivo e veículos motorizados, como automóveis e motocicletas, o IBGE incluiu bicicletas e “a pé” entre as opções. A inclusão desta pergunta e das opções de resposta só foi possível a partir da mobilização de várias entidades junto ao IBGE.

Ainda, o questionário do entorno dos domicílios, respondido pelos supervisores de campo do IBGE, incluiu uma opção para identificar se a via pública tem sinalização para bicicletas.

O primeiro Censo demográfico no Brasil foi realizado há exatos 150 anos, no ano de 1872. Feito a cada década, o levantamento desses dados é fundamental para estruturar políticas públicas em praticamente todas as áreas.

A inclusão do modo de transporte utilizado, bem como da sinalização para ciclistas, serão fundamentais para o planejamento das políticas públicas de mobilidade para a próxima década.

Saiba mais: https://bit.ly/IBGE

______

PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *