Economia

A economia (produção e distribuição de de bens para os membros da sociedade) é fator determinante para a ciclomobilidade, uma vez que o modelo econômico dominante restringe o uso da bicicleta, não obstante serem reconhecidas as vantagens econômicas deste veículo.

Praticamente todas as abordagens sobre a ciclomobilidade possuem relação com a economia, portanto esta seção do Observatório é bem diversa em seu conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE ECONOMIA NO OBSERVABICI

O tema Economia consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Abraciclo reduz expectativa de produção de bicicletas para 2022

Nova projeção é produzir 630 mil unidades no Polo Industrial de Manaus. A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo revisou para baixo, pela segunda vez no ano, a continue lendo…

Leia mais

Entregadores do iFood protestam contra aumento da taxa de uso de bicicletas no RS

Entregadores com bicicleta realizaram, na manhã desta segunda-feira (8), uma manifestação em frente ao Ponto de Apoio iFood Pedal, no Centro Histórico de Porto Alegre. Os trabalhadores protestaram contra o aumento da taxa cobrada pelo serviço e a continue lendo…

Leia mais

O ciclo de penúria dos entregadores de app

Com péssimos salários, eles não controlam a remuneração e arcam com riscos e custos. Estudo mostra, ainda, que a oferta de bicicletas se concentra em 3% da área de São Paulo. Bonificações nesses locais reforçam continue lendo…

Leia mais

Tembici chega na Colômbia com 3.300 bicicletas e investimento de R$ 53 milhões

Uma semana depois de renovar parceria com o Itaú no Brasil, a Tembici, startup brasileira especializada no aluguel de bicicletas, inicia mais uma etapa de sua expansão internacional. Depois de Chile e Argentina, a startup continue lendo…

Leia mais

Mobilidade Urbana: 1º semestre decepciona fabricantes de bicicletas

No primeiro semestre deste ano, foram produzidas 335.744 bicicletas no País, volume 5,6% menor ao registrado no mesmo período do ano passado. O resultado decepcionou a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas continue lendo…

Leia mais

Ciclistas que utilizam bicicletas elétricas pedalam distâncias maiores e com mais frequência

Uma pesquisa realizada com usuários da marca QWIC reforçou a tese de que ciclistas estão pedalando com mais frequência – e percorrendo distâncias maiores – após adquirirem uma bicicleta elétrica. O estudo acompanhou 3.318 pessoas continue lendo…

Leia mais

Banco do Brasil lança crédito para motos, bicicletas e patinetes

O Banco do Brasil lançou esta semana o BB Crédito Mobilidade, linha de financiamento voltada para aquisição de itens de mobilidade, como bicicletas, patinetes, scooters elétricas ou mecânicas e motos abaixo de 125 cilindradas. “Avaliamos continue lendo…

Leia mais

Itaú renova patrocínio a sistemas de bicicletas por mais dez anos

O Itaú renovou, por mais dez anos, o apoio a sistemas de empréstimo de bicicletas que leva o nome do banco e atua em dez cidades, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Buenos continue lendo…

Leia mais

Polêmica do uso de capacete

Dentre os quase 3 mil ciclistas que participaram de um passeio organizado pela Shimano Fest, em São Paulo, no domingo, 21 de agosto, eram raros aqueles que não usavam capacete. O item, no entanto, não continue lendo…

Leia mais

Reduzir o uso do carro é melhor para as finanças do que pensa

Trocar o carro por andar a pé ou de bicicleta não só reduz as emissões e é melhor para a saúde, como também ajuda a poupar uma quantidade considerável de dinheiro. Conduzir um carro custa continue lendo…

Leia mais
1 12 13 14 15 16 45