| |

Estudo compara o perfil de usuários de bikes compartilhadas com a população em geral

Bicicletas compartilhadas são ótimas oportunidades para iniciar pessoas na ciclomobilidade, bem como para fortalecer a cultura da bicicleta. Neste contexto, o Cebrap acaba de divulgar um estudo inédito com a caracterização social de usuários dos sistemas de cinco capitais, comparando com a população em geral destas cidades.

Na divisão por gênero, a proporção de mulheres utilizando bicicletas compartilhadas é maior do que a de ciclistas em geral, porém menor do que a proporção de mulheres residindo nas cidades: 16% de mulheres usuárias do Bike Sampa (SP); 21% de mulheres no Bike Rio (RJ); 33% no Bike Salvador (BA); 45% no Bike POA (RS). A única exceção é Recife, com 57% de mulheres usuárias do sistema Bike PE.

A utilização das compartilhadas por pessoas autodeclaradas pretas e pardas é bastante expressiva. Em Porto Alegre, por exemplo, 33% dos usuários do sistema se autodeclaram pretos ou pardos (o dobro da população negra na cidade como um todo).

Apesar dos sistemas estarem concentrados nas regiões mais centrais das cidades, a proporção de pessoas de baixa renda utilizando os sistemas é similar à proporção da população em geral. E em termos de intermodalidade (ou seja, uso das bikes compartilhadas com outro modo de transporte), São Paulo lidera com 71%, seguido do Recife (67%), Porto Alegre (46%), Rio de Janeiro (41%) e Salvador (37%).

Confira o material completo no  link abaixo.

Acesse: https://bit.ly/Itaubike  

 

 

______

PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *