Economia

A economia (produção e distribuição de de bens para os membros da sociedade) é fator determinante para a ciclomobilidade, uma vez que o modelo econômico dominante restringe o uso da bicicleta, não obstante serem reconhecidas as vantagens econômicas deste veículo.

Praticamente todas as abordagens sobre a ciclomobilidade possuem relação com a economia, portanto esta seção do Observatório é bem diversa em seu conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE ECONOMIA NO OBSERVABICI

O tema Economia consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Aliança Bike envia Carta ao presidente eleito

O objetivo da Carta é apontar os desafios iniciais para a ampliação e melhoria do acesso e do uso de bicicletas no Brasil, considerando que, nestas eleições, pouco ou nada se falou sobre mobilidade sustentável. continue lendo…

Leia mais

Qual é o tamanho da economia compartilhada de bicicletas?

Segundo o levantamento, a maioria absoluta (95%) dos sistemas de compartilhamento de bikes no mundo foi lançada a partir de 2007. A ideia se popularizou a partir daquele ano por causa do lançamento do Vélib, continue lendo…

Leia mais

Irlanda dá incentivo de até 16 mil reais para compra de bikes cargueiras

Com o anúncio de uma nova legislação financeira, a Irlanda prevê incentivo fiscal de até 3.000 euros (16.000 reais) para famílias interessadas em adquirir uma bicicleta de carga, que permita substituir a logística de entregas continue lendo…

Leia mais

Empresa fatura R$ 108 mil em um ano ensinando crianças a andar de bicicleta

Nas aulas, as crianças aprendem a manter o equilíbrio. Depois, treinam em um circuito, para ganhar mais confiança.A empresa fornece as bicicletas e os acessórios de segurança, como joelheira, capacete, cotoveleira e luva. As aulas continue lendo…

Leia mais

Mobilidade urbana sustentável dá dinheiro e crescerá mais de 40% até 2030, aponta estudo

Projetos que oferecem serviços ligados à mobilidade urbana sustentável estão indo muito bem no mundo, apesar da pandemia de covid-19 e da crise econômica gerada por ela. E devem crescer cada vez mais. Deverão vivenciar continue lendo…

Leia mais

Governo volta atrás e exclui bikes e peças de redução de imposto

Publicado na última quarta-feira em edição extraordinária do Diário Oficial da União, o novo Decreto (11.182/2022) restaura as alíquotas de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de 109 novos produtos. A nova publicação visa resolver a continue lendo…

Leia mais

Instituto Aromeiazero e Ocyan promovem curso gratuito de geração de renda através da bicicleta em Macaé

A cidade de Macaé está empenhada em voltar a ser conhecida como a Cidade das Bicicletas. Pedalar é uma forma de transporte sustentável que traz benefícios para a saúde e lazer. Além disso, a bicicleta continue lendo…

Leia mais

Caminhos da mobilidade urbana: os 10 anos do Bike Itaú

Presente hoje em cidades de quatro países, iniciativa pioneira estimulou um bem-vindo interesse de empresas como Netflix, Magalu e iFood pelo tema da mobilidade urbana. Reproduzimos a seguir artigo, assinado pela integrante do Comitê Executivo continue lendo…

Leia mais

Crise reduz em 16% a produção de bicicletas, segundo a Abraciclo

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo -, revisou para baixo, pela segunda vez no ano, a sua estimativa de produção de bicicletas. A nova perspectiva é fechar continue lendo…

Leia mais

Por todo o Brasil, entregadores se organizam por direitos

Desde manifestações contra violência policial em abordagens em Porto Alegre, até sabotagem contra bicicletas do Itaú contra os preços de aluguel abusivos no Rio de Janeiro, os entregadores e motoboys têm se organizado e lutado continue lendo…

Leia mais
1 11 12 13 14 15 46