| | |

Caminhos do Xixá: Goiás lança nova rota de cicloturismo já integrada à Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso

O Caminho passa por três Áreas de Proteção Ambiental (APAs): o Parque Municipal da Represa, que é o ponto de partida, Olhos D’água e a Serra dos Gigantes. Ao longo da trilha, além de paisagens para encher os olhos com a beleza do cerrado, há piscinas naturais, rios, mirantes e a cultura da região central do Brasil.

A rota pode ser feita em vários dias, conforme a disponibilidade de tempo e condicionamento físico do viajante, e está dividida em sete trechos. Ao longo dele já existe uma rede local para hospedagem e alimentação. “Em breve, esses estabelecimentos irão passar por uma qualificação, feita pelo Sebrae”, explica Flávia de Brito Rabelo, coordenadora da trilha Caminhos do Xixá. Segundo ela, que também participou da estruturação do Caminho de Cora Coralina, a região se destaca na agricultura familiar. São mais de 4 mil propriedades rurais que produzem hortaliças de forma orgânica, maracujá, rapadura, cachaça e até uma vinícola. “Estamos trabalhando para criar experiências rurais ao longo do Caminho”, diz ela.

Ao mesmo tempo, a equipe está trabalhando para conectar o Caminhos do Xixá ao de Cora e essa integração será pelas ruínas do Antigo Arraial de Ouro Fino, um povoado que desapareceu e está localizado em uma região repleta de sítios arqueológicos, que guardam muito da história de Goiás e do Brasil.

A ideia de se criar um caminho de cicloturismo, conta Flávia, foi a de colocar Itapuranga no circuito de turismo brasileiro e também regional. E, claro, fortalecer a economia local. Em pouco mais de um ano de trabalho, o roteiro foi criado, assim como a lei que criou o Conselho Municipal de Turismo, o que possibilitou à cidade vencer um edital da Goiás Turismo, que forneceu os recursos para a implantação.

O nome Xixá vem de uma árvore típica do Cerrado, cujas sementes servem de alimento aos animais e os frutos são aproveitados para fazer utensílios domésticos. O primeiro nome de Itapuranga era Xixá, justamente porque quando foi povoada a primeira missa foi rezada sob um Xixazeiro.

Para mais informações: @caminhosdoxixa

 

______

PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *