Economia

A economia (produção e distribuição de de bens para os membros da sociedade) é fator determinante para a ciclomobilidade, uma vez que o modelo econômico dominante restringe o uso da bicicleta, não obstante serem reconhecidas as vantagens econômicas deste veículo.

Praticamente todas as abordagens sobre a ciclomobilidade possuem relação com a economia, portanto esta seção do Observatório é bem diversa em seu conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE ECONOMIA NO OBSERVABICI

O tema Economia consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Ministério do Turismo oficializa criação de grupo técnico de cicloturismo

É inegável que o ecoturismo e o cicloturismo estão em plena ascensão e demanda crescente no país, porém os desafios ainda são inúmeros quando analisamos a oferta e a falta de políticas públicas. Visando este continue lendo…

Leia mais

Aliança Bike divulga ranking de ciclovias e ciclofaixas entre as capitais brasileiras

Ciclovias e ciclofaixas são essenciais para promover o uso de bicicletas. Cidades que têm investido na malha cicloviária dedicada estão vendo crescer, ano após ano, o número de ciclistas nas ruas. Porém, como está a continue lendo…

Leia mais

Subsídios para combustíveis pagariam até 5,3 bilhões de viagens em bicicletas compartilhadas

Relatório produzido pela Confederação das Indústrias Europeias da Bicicleta (CONEBI) e parceiros destacou a opção equivocada de governos europeus, incluindo o Reino Unido, de optarem pela redução de impostos que incidem sobre combustíveis, em vez continue lendo…

Leia mais

Resposta à publicação da Abramet que culpabiliza os próprios ciclistas pelo aumento das mortes no trânsito

No último dia 03 de junho foi celebrado o Dia Mundial da Bicicleta, estabelecido em 2018 pela ONU. Nesta data há um esforço de todos os ciclistas e organizações em celebrar as conquistas e os continue lendo…

Leia mais

Bike vira alternativa para ida ao trabalho

A bicicleta tem se tornado cada vez mais frequente na vida dos brasileiros. Seja para usar como transporte ou para a prática de lazer e esporte, o uso da bike, ou da magrela, tem ganhado ainda mais continue lendo…

Leia mais

Câmara de Goiânia aprova projeto que incentiva empresas na construção de ciclovias

Para incentivar empresas privadas a construir e manter ciclovias, a Câmara Municipal de Goiânia aprovou, nesta quinta-feira (26), uma proposta que cria o Programa Abrace uma Ciclovia. O texto foi aprovado em definitivo e segue continue lendo…

Leia mais

Ford cria campanha para substituir o automóvel em viagens curtas

Não é novidade o fato de que, nas cidades, os veículos automotores são os principais emissores de gases prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente. Sem esquecer dos problemas causados pelos congestionamentos. Com isto continue lendo…

Leia mais

Brasil ocupa o primeiro lugar no uso de bike-sharing na América Latina

A Tembici possui uma plataforma de bicicletas compartilhadas, entre os parceiros da startup estão o banco Itaú e o iFood.  Segundo o estudo sobre Micromobilidade no sul global feito pela empresa, foi identificado um aumento continue lendo…

Leia mais

Já pensou em usar a bicicleta para trabalhar? Veja como se preparar para essa rotina

Além disso, a bike também é uma alternativa para quem deseja ter uma rotina saudável. De acordo com o livro Cycling for Health and Fitness, uma hora pedalando de forma leve gasta 420 calorias. Entretanto, continue lendo…

Leia mais

Vale a pena usar bicicletas alugadas para trabalhar como entregador?

O bikeboy ou bike courrier – o entregador de encomendas ou de serviços delivery com modais como as bicicletas e os triciclos – nas cidades brasileiras não chega a ser uma novidade. A profissão é continue lendo…

Leia mais
1 14 15 16 17 18 46