Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade

Medidas para estimular e viabilizar o uso dos modos sustentáveis e democráticos de mobilidade (ciclismo, caminhada, transporte público) são insuficientes sem as medidas para desestimular e restringir os modos de mobilidade insustentáveis e segregacionistas (veículos motorizados individuais). Por isso o Dia Sem Carro (22 de setembro) e a Semana da Mobilidade são ocasiões importantes para chamar a atenção da sociedade para a democratização do espaço público e para a sustentabilidade ambiental.

Nesta seção o ObservaBici reúne os principais eventos, notícias e informações sobre estas datas.

Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.


O Dia Sem Carro

A primeira campanha do Dia sem Carro é creditada à França, em 1997 – apesar da Wikipedia (em inglês) apresentar uma cronologia mais antiga e uma geografia mais ampla. Entretanto, desde então a campanha tem sido realizada em todas as partes do mundo tanto por iniciativas públicas quanto da sociedade civil.

No Brasil, onde a data é lembrada desdde 2001, tornou-se comum a realização de debates, campanhas educativas e, principalmente por instituições cicloativistas, intervenções do tipo Vaga Viva (que podem ser consideradas inspiradoras das instalações do tipo parklets) e os Desafios Intermodais.

Para saber mais:

A Semana da Mobilidade

A Semana da Mobilidade, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, é uma denominação alternativa e mais abrangente da Semana Nacional do Trânsito, que foi instituída pelo Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997). Desde então, a Semana tem sido comemorada com eventos, geralmente educativos, tanto pela sociedade civil quanto pelo poder público.

O Denatran anualmente define a programação da Semana Nacional do Trânsito e, em 2021, estabeleceu como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” (Portaria 806/2020).

Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Dia Sem Carro

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
  • Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Semana da Mobilidade

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Publicações no Acervo (seleção)

Notícias relacionadas

Qual o impacto de ter um carro para o aquecimento global?

Sair pelas manhãs em uma grande cidade envolve a quase certeza de se deparar com um mar de veículos nas ruas. Além de provocar trânsito, a maioria dos automóveis no Brasil é movida a combustíveis continue lendo…

Leia mais

Só pedalando: como seria se bicicletas substituíssem os carros no trânsito?

Apesar de já ser realidade em diferentes partes do mundo, ver as bicicletas como meio de transporte —e não como forma de lazer— é algo relativamente recente nas grandes cidades brasileiras. Aqui, há uma série continue lendo…

Leia mais

COP 26 insiste no carro e apenas cita a mobilidade ativa

Declaração assinada durante a COP 26 por países, cidades, organizações e fabricantes prioriza a transição de de veículos automotores para motores com emissão zero. E a mobilidade ativa – a pé e por bicicleta – continue lendo…

Leia mais

Câmara de Imperatriz aprova o Dia Municipal Sem Carro

O Dia Municipal sem Carro foi aprovado por unanimidade no plenário da Câmara Municipal de Imperatriz e poderá ser comemorado todo dia 22 de setembro. O projeto de Lei nº 25/2021 de autoria do vereador continue lendo…

Leia mais

Na contramão do bom senso

Por Caio Guatelli. Mesmo às vésperas da 26ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (Cop 26), o Governo de São Paulo publicou duas normas que limitam o uso da bicicleta no ambiente urbano, seguindo assim continue lendo…

Leia mais

Gestão do trânsito no Brasil ainda é focada no carro e não no cidadão ou ciclista, diz ativista

Na última década, mais de 8,5 mil ciclistas morreram em incidentes de trânsito no Brasil. Durante a pandemia, o número de sinistros aumentou em grande porcentagem. A Spuntik Brasil entrevistou ativista para entender o que continue lendo…

Leia mais

Nem velozes, nem furiosos: por que os limites de velocidade nas cidades precisam diminuir

A cada dia, mais de 3.500 pessoas morrem nas ruas e rodovias do mundo. São índices assustadores, mas que refletem uma realidade dura: a falta de discussão sobre limites de velocidade menores. Após a Revolução continue lendo…

Leia mais

Como é passar uma semana usando bicicleta como meio de transporte em São Paulo

O Dia Mundial Sem Carro é celebrado em 22 de setembro e, aproveitando a Semana da Mobilidade, encarei o desafio de deixar o carro de lado e testar a bicicleta (e minhas próprias pernas) como continue lendo…

Leia mais

Pesquisa revela que 46% dos brasileiros desconhecem o Dia Mundial Sem Carro

O Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta quarta-feira (22), teve início em 1997 na França, com a proposta de repensar a mobilidade urbana focada no uso do automóvel. No Brasil, apesar da data já estar continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial sem Carro: como seria uma cidade que não prioriza o automóvel?

Os carros ainda são um dos principais meios de locomoção e seguem como um dos vilões da crise climática, pois a grande maioria deles consome combustíveis fósseis e geram poluentes, principalmente o gás carbônico – continue lendo…

Leia mais
1 7 8 9 10 11 19