Carrocracia

Tipo de publicação

Audiovisual (Documentário)

Tipo de autoria

Instituição da Sociedade Civil

Nome do autor

Ameciclo

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2021

Duração

9 minutos

Palavra chave 1

Automovelcracia

Palavra chave 2

Carrocracia

Palavra chave 3

Planejamento

Palavra chave 4

Sustentabilidade

Descrição

Carrocracia é a supremacia dos carros nos ambientes urbanos, que reúne o privilégio de ter toda uma política pública voltada para a manutenção de uma infraestrutura que favoreça o seu uso. Carrocracia é também a crença de que veículos motorizados são a melhor forma de nos locomovermos pela cidade, sufocando outros modos de mobilidade.

Na carrocracia, predomina o senso comum de que quem se encontra por trás do volante possui mais direitos em comparação a quem não está, resultando no descaso do poder público em reduzir o percentual de mortes no trânsito – aspecto mais revelador da violência relacionada às desigualdades socioespaciais geradas pelo uso do automóvel -, em investir recursos nos modais sustentáveis e planejar as cidades para promover não apenas o uso da bicicleta, mas qualquer meio de transporte ativo que preza pela autonomia de quem se desloca.

O termo foi criado pelo jornalista e mestre em Estudos e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia, Marcelo de Troi, no artigo “Carrocracia: fluxo, desejo e diferenciação na cidade”, em que ele aborda a subjetividade da ocupação massiva dos carros nas cidades em detrimento ao direito de locomoção das pessoas.

Créditos:
Produção executiva – Ameciclo
Direção – Tiago Martins Rêgo
Produção – Nayane Ramos e Tiago Martins Rêgo
Roteiro – Tiago Martins Rêgo
Locução – André Valença
Pesquisa – Fabi Tubino e Nayane Ramos
Montagem – Bia Baggio e Renata Claus

Referências:
“Carrocracia: fluxo, desejo e diferenciação na cidade”, de Marcelo de Troi, disponível em: http://dx.doi.org/10.9771/peri.v1i8.2…

Carrocracia na pandemia (vídeo): https://www.youtube.com/watch?v=b7g_D…

Para pensar o Brasil – Carrocracia: https://vimeo.com/174731084

Controladores de trânsito: a carrocracia nossa de cada dia: https://direitosurbanos.wordpress.com…

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.