| |

Dia Mundial sem Carro: como seria uma cidade que não prioriza o automóvel?

Os carros ainda são um dos principais meios de locomoção e seguem como um dos vilões da crise climática, pois a grande maioria deles consome combustíveis fósseis e geram poluentes, principalmente o gás carbônico – que intensifica o efeito estufa e, por consequência, o aquecimento global. Sendo assim, no dia 22 de setembro se celebra internacionalmente o Dia Mundial sem Carro, como incentivo para que as pessoas passem um dia sem utilizar seu automóvel e possam refletir sobre o uso excessivo dele. Para trazer novas ideias a esta reflexão, apresentamos hoje o trabalho do arquiteto letão Oto Ozols, que imagina as cidades projetadas para as pessoas e não para os automóveis, através de vídeos que demonstram como o espaço público pode ser aprimorado a partir desta perspectiva.

Veja a seguir, alguns dos vídeos produzidos pelo arquiteto, nos quais ele modifica a realidade de sua cidade – onde os carros dominam as ruas – ao aprimorar a qualidade do espaço público através de zonas de encontro, paisagismo, uma boa iluminação e com prioridade ao transporte público. Ou seja, um espaço pensado para a escala humana, não para os automóveis, que desenvolve uma melhor relação física e emocional entre o transeunte e a cidade.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *