Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade

Medidas para estimular e viabilizar o uso dos modos sustentáveis e democráticos de mobilidade (ciclismo, caminhada, transporte público) são insuficientes sem as medidas para desestimular e restringir os modos de mobilidade insustentáveis e segregacionistas (veículos motorizados individuais). Por isso o Dia Sem Carro (22 de setembro) e a Semana da Mobilidade são ocasiões importantes para chamar a atenção da sociedade para a democratização do espaço público e para a sustentabilidade ambiental.

Nesta seção o ObservaBici reúne os principais eventos, notícias e informações sobre estas datas.

Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.


O Dia Sem Carro

A primeira campanha do Dia sem Carro é creditada à França, em 1997 – apesar da Wikipedia (em inglês) apresentar uma cronologia mais antiga e uma geografia mais ampla. Entretanto, desde então a campanha tem sido realizada em todas as partes do mundo tanto por iniciativas públicas quanto da sociedade civil.

No Brasil, onde a data é lembrada desdde 2001, tornou-se comum a realização de debates, campanhas educativas e, principalmente por instituições cicloativistas, intervenções do tipo Vaga Viva (que podem ser consideradas inspiradoras das instalações do tipo parklets) e os Desafios Intermodais.

Para saber mais:

A Semana da Mobilidade

A Semana da Mobilidade, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, é uma denominação alternativa e mais abrangente da Semana Nacional do Trânsito, que foi instituída pelo Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997). Desde então, a Semana tem sido comemorada com eventos, geralmente educativos, tanto pela sociedade civil quanto pelo poder público.

O Denatran anualmente define a programação da Semana Nacional do Trânsito e, em 2021, estabeleceu como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” (Portaria 806/2020).

Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Dia Sem Carro

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
  • Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Semana da Mobilidade

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Publicações no Acervo (seleção)

Notícias relacionadas

As ciclovias são culpadas pelo congestionamento urbano?

Por David Metz. Em 2021, o motorista médio de Londres passou 148 horas nos engarrafamentos — o dobro da média nacional, de acordo com um novo relatório da Inrix, uma empresa que analisa o tráfego rodoviário. Essas continue lendo…

Leia mais

Por que cobrar pelo uso dos carros é solução justa e inteligente para a mobilidade sustentável

Por Luis Antonio Lindau, Cristina Albuquerque, Guillermo Petzhold e Fernando Corrêa. Usar o carro é uma escolha individual que gera muitos prejuízos coletivos (foto: Nelson Antoine/Shutterstock) Por décadas, carros têm sido associados a uma promessa continue lendo…

Leia mais

“Usar carro particular precisa ser penoso”

Entrevista com Victor Andrade. O que a pandemia trouxe de transformações na mobilidade urbana? Quais delas vieram para ficar e quais se enfraqueceram? E o que será fortalecido em 2022? Para entender um pouco mais continue lendo…

Leia mais

A indispensável invenção da desmobilidade

Por Ricardo Abramovay. As montadoras ficaram indignadas com a decisão do governo francês de tratar a publicidade de automóveis de forma semelhante à de cigarros. A partir de março de 2022, os anunciantes terão que lembrar ao continue lendo…

Leia mais

França obrigará montadoras a recomendar uso de bicicleta em comerciais

O governo francês pretende em breve forçar montadoras a usar mensagens obrigatórias em comerciais que encorajem o uso de transportes alternativos mais ecológicos. A informação é da CTV News, que diz que a legislação entrará continue lendo…

Leia mais

França: “Vender automóveis? Só com ajuda de bicicletas”

A partir de Março, toda a publicidade a automóveis tem de ser acompanhada pelo encorajamento ao recurso a bicicletas, caminhadas e carsharing. É a decisão dos franceses para reduzir as emissões. A lei, que vai ser continue lendo…

Leia mais

Reflexões sobre (I)Mobilidade em 2021

Por Uirá Lourenço. Final de ano é propício para fazer um balanço. Costumo analisar a mobilidade na capital federal com base nas observações cotidianas e nas notícias divulgadas. Os destaque são as grandes obras voltadas à continue lendo…

Leia mais

Na Europa “os carros vão passar de protagonistas a convidados”

E se deixassem de circular carros no centro de Lisboa? A ideia já não é nova. A criação de uma Zona de Emissões Reduzidas, que restringia a circulação automóvel a moradores e transportes públicos, da continue lendo…

Leia mais

Menos carros e outras nove tendências de mobilidade para 2022

As significativas mudanças e o impacto que a pandemia trouxe para a forma como deslocamos nos centros urbanos, devem seguir como o tema central das discussões nos próximos anos. Segundo estudo publicado pela “Liga Insights continue lendo…

Leia mais

COP26 ignorou bicicletas e apontou carro elétrico como única solução

Apesar de ter como objetivo a criação de estratégias para reduzir emissões de carbono, as discussões da COP26 ignoraram completamente o incentivo ao uso da bicicleta e até mesmo de transportes coletivos. Por mais absurdo continue lendo…

Leia mais
1 6 7 8 9 10 19