Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade

Medidas para estimular e viabilizar o uso dos modos sustentáveis e democráticos de mobilidade (ciclismo, caminhada, transporte público) são insuficientes sem as medidas para desestimular e restringir os modos de mobilidade insustentáveis e segregacionistas (veículos motorizados individuais). Por isso o Dia Sem Carro (22 de setembro) e a Semana da Mobilidade são ocasiões importantes para chamar a atenção da sociedade para a democratização do espaço público e para a sustentabilidade ambiental.

Nesta seção o ObservaBici reúne os principais eventos, notícias e informações sobre estas datas.

Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.


O Dia Sem Carro

A primeira campanha do Dia sem Carro é creditada à França, em 1997 – apesar da Wikipedia (em inglês) apresentar uma cronologia mais antiga e uma geografia mais ampla. Entretanto, desde então a campanha tem sido realizada em todas as partes do mundo tanto por iniciativas públicas quanto da sociedade civil.

No Brasil, onde a data é lembrada desdde 2001, tornou-se comum a realização de debates, campanhas educativas e, principalmente por instituições cicloativistas, intervenções do tipo Vaga Viva (que podem ser consideradas inspiradoras das instalações do tipo parklets) e os Desafios Intermodais.

Para saber mais:

A Semana da Mobilidade

A Semana da Mobilidade, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, é uma denominação alternativa e mais abrangente da Semana Nacional do Trânsito, que foi instituída pelo Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997). Desde então, a Semana tem sido comemorada com eventos, geralmente educativos, tanto pela sociedade civil quanto pelo poder público.

O Denatran anualmente define a programação da Semana Nacional do Trânsito e, em 2021, estabeleceu como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” (Portaria 806/2020).

Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Dia Sem Carro

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
  • Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Semana da Mobilidade

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Publicações no Acervo (seleção)

Notícias relacionadas

Raquel Rolnik: “O modelo carrocêntrico da cidade está nos matando”

Na entrevista, várias questões foram abordadas em torno da ocupação massiva da cidade por carros; da recente ascensão do uso das bicicletas e o impacto disso nas cidades. “O espaço público também pode ser dos continue lendo…

Leia mais

Os impostos sobre automóveis cobrem seus custos sociais?

Por Cristiano Scarpelli.  “A gente paga tanto imposto e as ruas estão sempre esburacadas”. “Cadê o dinheiro do IPVA que não melhora as vias?”. “Se já pago impostos, qual o sentido de ter que pagar para continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial sem Carro: pandemia reforça uso de transporte sustentável

O uso de transportes sustentáveis, como bicicletas, patinetes e caminhadas, foi reforçado no mundo desde o ano passado, em consequência da pandemia de covid-19. No Dia Mundial sem Carro, celebrado nesta quarta-feira (22), estudo mostra que continue lendo…

Leia mais

Automóvel, alienação e distopia

Por Roberto Andrés. No Dia Mundial sem Carro, reflexão sobre a mercadoria-síntese do capitalismo. Como tornou-se bem obrigatório. Por que entrega o contrário do que promete. Que leva bilhões a recalcar os males que produz, continue lendo…

Leia mais

Aplicativo recompensa usuários de transportes mais sustentáveis com saldo para usar no comércio

Itajaí dá um novo passo em direção ao futuro com olhar voltado para uma cidade mais sustentável e inteligente. A partir desta quarta-feira (22), no Dia Mundial sem Carro, entra em operação o aplicativo MovItajaí, continue lendo…

Leia mais

A indústria automobilística é uma ameaça para fabricantes de bicicletas?

Um modelo de bicicleta elétrica da Harley Davidson esgotou em minutos logo após o lançamento. O sucesso da fabricante de motocicletas ajuda a gerar dúvidas no mercado de bicicletas. Algumas fontes já suspeitam que as continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial Sem Carro: por que ainda precisamos falar sobre isso?

Por Aline Cavalcante. Todo 22 de setembro amanheço com uma sensação estranha de que essa data perdeu o sentido e a energia provocadora que havia há alguns anos quando cicloativistas de todas as partes do mundo continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial sem Carro: alternativas ao transporte ainda não atraem motorista

Mesmo tendo que pagar R$ 6,15 pelo litro de gasolina, o engenheiro civil Hudson Correia Santos, 25, morador de Belo Horizonte, é enfático ao responder se deixaria o carro em casa para usar um transporte continue lendo…

Leia mais

Vereadores de João Pessoa aderem a Dia Mundial sem Carro e vão à CMJP de bicicleta

O Dia Mundial Sem Carro é comemorado no dia 22 de setembro, mas um grupo de vereadores de João Pessoa resolveu aderir à mobilização já nesta terça-feira, 21. Por isso, atendendo a um requerimento do continue lendo…

Leia mais

O que é o dia mundial sem carro para quem não tem carro?

Por Luisa Peixoto. A utilização massiva do carro gera muitas externalidades negativas para as cidades. Desincentivar a posse do automóvel, portanto, é uma política essencial para a promoção de uma mobilidade mais eficiente, acessível e continue lendo…

Leia mais
1 8 9 10 11 12 19