Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade

Medidas para estimular e viabilizar o uso dos modos sustentáveis e democráticos de mobilidade (ciclismo, caminhada, transporte público) são insuficientes sem as medidas para desestimular e restringir os modos de mobilidade insustentáveis e segregacionistas (veículos motorizados individuais). Por isso o Dia Sem Carro (22 de setembro) e a Semana da Mobilidade são ocasiões importantes para chamar a atenção da sociedade para a democratização do espaço público e para a sustentabilidade ambiental.

Nesta seção o ObservaBici reúne os principais eventos, notícias e informações sobre estas datas.

Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.


O Dia Sem Carro

A primeira campanha do Dia sem Carro é creditada à França, em 1997 – apesar da Wikipedia (em inglês) apresentar uma cronologia mais antiga e uma geografia mais ampla. Entretanto, desde então a campanha tem sido realizada em todas as partes do mundo tanto por iniciativas públicas quanto da sociedade civil.

No Brasil, onde a data é lembrada desdde 2001, tornou-se comum a realização de debates, campanhas educativas e, principalmente por instituições cicloativistas, intervenções do tipo Vaga Viva (que podem ser consideradas inspiradoras das instalações do tipo parklets) e os Desafios Intermodais.

Para saber mais:

A Semana da Mobilidade

A Semana da Mobilidade, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, é uma denominação alternativa e mais abrangente da Semana Nacional do Trânsito, que foi instituída pelo Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997). Desde então, a Semana tem sido comemorada com eventos, geralmente educativos, tanto pela sociedade civil quanto pelo poder público.

O Denatran anualmente define a programação da Semana Nacional do Trânsito e, em 2021, estabeleceu como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” (Portaria 806/2020).

Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Dia Sem Carro

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
  • Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Semana da Mobilidade

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Publicações no Acervo (seleção)

Notícias relacionadas

Portugal: Federação desafia a andar de bicicleta na Semana da Mobilidade

Entre 16 e 22 de setembro celebra-se a 20.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade. O tema central deste ano é a “Mobilidade Sustentável: em Segurança e com Saúde”. Há muitas iniciativas a decorrer em continue lendo…

Leia mais

Pandemia populariza o uso de transportes sustentáveis, aponta pesquisa

O Dia Mundial Sem Carro é celebrado em 22 de setembro. A data tem como objetivo estimular a reflexão a respeito do uso excessivo de automóveis e fazer as pessoas experimentarem meios de transporte alternativos continue lendo…

Leia mais

Semana Nacional de Trânsito foca a programação nos ciclistas e pedestres

A Prefeitura de Belém, através da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), montou  uma ampla programação alusiva à Semana Nacional do Trânsito – SNT 2021, de 18 a 25 de setembro,  com o tema: No Trânsito, Sua continue lendo…

Leia mais

O impacto da pandemia na mobilidade

evido à pandemia de Covid-19, a mobilidade sofreu um revés dramático em março de 2020. Surgiram uma série de questões urgentes em torno da crise climática, do modo de vida das pessoas e da mobilidade. continue lendo…

Leia mais

Manaus, a liberdade e a bicicleta

Por Augusto Barreto Rocha.  Nestas vésperas do 7 de setembro, veio-me à mente o filme “Ladrões de bicicleta” (de Vittoriode Sica, 1948) e o John Stuart Mill e seus “Ensaios Sobre a Liberdade” (1859). Ambos continue lendo…

Leia mais

Pra que carros voadores se podemos caminhar?

Ideias futuristas devem ficar apenas nos desenhos animados; conceito de mobilidade ativa e sustentabilidade são tendências dos próximos anos. Às vésperas da abertura dos Jogos Olímpicos, Tóquio assombrou o mundo com um novo tipo de continue lendo…

Leia mais

Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2021: eventos e notícias

O Dia Mundial sem Carro, em 22 de setembro, teve início na França, em 1997, com o objetivo de alertar a sociedade para os impactos sociais e ambientais do uso excessivo do automóvel particular. No continue lendo…

Leia mais

Vamos de Bicicleta: é urgente reduzir o espaço para carros nas ruas

Nas últimas décadas, muitos municípios brasileiros passaram a investir em infraestrutura específica para quem anda de bicicleta. O aumento das ciclovias e ciclofaixas nas grandes cidades melhorou a mobilidade dessas pessoas. Mas segundo a cicloativista continue lendo…

Leia mais

Levantamento mostra que interesse dos jovens em possuir CNH cai 10,5% em seis anos

O sonho dos jovens em tirar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) assim que completam 18 anos vem sendo adiado ou mesmo deixado de lado nos últimos anos por uma parcela significativa de pessoas com continue lendo…

Leia mais

MP recebe denúncia contra humorista que fez ‘piada’ com atropelamento de ciclista

O comentário do humorista Murilo Couto em um show de stand up, e que viralizou no fim de semana, pode render um processo na Justiça. O caso foi denunciado ao Ministério Público de São Paulo (MPSP) continue lendo…

Leia mais
1 9 10 11 12 13 19