Como é passar uma semana usando bicicleta como meio de transporte em São Paulo

O Dia Mundial Sem Carro é celebrado em 22 de setembro e, aproveitando a Semana da Mobilidade, encarei o desafio de deixar o carro de lado e testar a bicicleta (e minhas próprias pernas) como meio de transporte no dia a dia. A proposta veio da Nuffic Neso Brazil, fundação sem fins lucrativos subsidiada pelo Ministério holandês da Educação, que organiza uma série de atividades todos os anos para incentivar a mobilidade sustentável e discutir formas menos segregadoras do uso do território urbano.

Antes de mais nada quero deixar claro que eu tenho uma bicicleta, mas que uso mais para lazer do que qualquer outra coisa. Durante boa parte da minha vida, como muitos paulistanos, fui bastante dependente do carro. São Paulo é uma cidade montanhosa, cheia de ladeiras íngremes, e tem uma cultura do carro já enraizada – além de estar associada diretamente à uma ideia de sucesso. Por esse motivo também, a cidade foi avessa a qualquer política favorável aos pedestres, ciclistas e mesmo para quem usa o sistema de transporte público.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *