Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade

Medidas para estimular e viabilizar o uso dos modos sustentáveis e democráticos de mobilidade (ciclismo, caminhada, transporte público) são insuficientes sem as medidas para desestimular e restringir os modos de mobilidade insustentáveis e segregacionistas (veículos motorizados individuais). Por isso o Dia Sem Carro (22 de setembro) e a Semana da Mobilidade são ocasiões importantes para chamar a atenção da sociedade para a democratização do espaço público e para a sustentabilidade ambiental.
Nesta seção o ObservaBici reúne os principais eventos, notícias e informações sobre estas datas.
Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.
O Dia Sem Carro
A primeira campanha do Dia sem Carro é creditada à França, em 1997 – apesar da Wikipedia (em inglês) apresentar uma cronologia mais antiga e uma geografia mais ampla. Entretanto, desde então a campanha tem sido realizada em todas as partes do mundo tanto por iniciativas públicas quanto da sociedade civil.
No Brasil, onde a data é lembrada desdde 2001, tornou-se comum a realização de debates, campanhas educativas e, principalmente por instituições cicloativistas, intervenções do tipo Vaga Viva (que podem ser consideradas inspiradoras das instalações do tipo parklets) e os Desafios Intermodais.
Para saber mais:
- Dia Mundial Sem Carro – Reportagem do Vá de Bike
- 22 de setembro – Dia Mundial sem Carrosil Escola – Reportade do Brasil Escola
- Dia Mundial Sem Carro – Verbete na Wikipedia: em português, inglês e espanhol
A Semana da Mobilidade
A Semana da Mobilidade, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, é uma denominação alternativa e mais abrangente da Semana Nacional do Trânsito, que foi instituída pelo Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997). Desde então, a Semana tem sido comemorada com eventos, geralmente educativos, tanto pela sociedade civil quanto pelo poder público.
O Denatran anualmente define a programação da Semana Nacional do Trânsito e, em 2021, estabeleceu como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” (Portaria 806/2020).
Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2020
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2021
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2022
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2023
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2024
Leis municipais e estaduais para Dia Sem Carro
- Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
- Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
Leis municipais e estaduais para Semana da Mobilidade
- Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
Publicações no Acervo (seleção)
- Máquina mortífera: carros, transporte urbano e poluição do ar (1996): Greenpeace
- Mobilidade Urbana – Medidas que desestimulam o uso do carro (2016): Greenpeace
- Apocalipse motorizado: a tirania do automóvel em um planeta poluído (2005): Ned Ludd
- Instrumentos de desestímulo ao uso do transporte individual motorizado: lições e recomendações (2011): IEMA – Instituto de Energia e Meio Ambiente
- Carrocracia: fluxo, desejo e diferenciação na cidade (2018): Marcelo de Trói
- Carrocracia – Audiovisual (2021): Ameciclo
Notícias relacionadas

Rodoviarismo, a cara do Brasil
O fato é que, ao longo das décadas, as estradas não se somaram às ferrovias, mas as substituíram. O Brasil tem a quarta maior malha rodoviária do mundo, e 90% dos passageiros se deslocam por continue lendo…

Reino Unido pode proibir uso de carros aos domingos
O cerco os carros com motor a combustão está aumentando cada vez mais mundo afora. Depois da proibição da circulação de carros que emitem gases poluentes em várias regiões da Europa, o Reino Unido pode continue lendo…

Não se mexe no espaço de carros
Por Renata Falzoni Se no passado as calçadas eram inexistentes, desconectadas, e os ciclistas eram obrigados a dividir o espaço com motoristas velozes e inconsequentes, hoje existe um esforço tímido para conectar as rotas dos continue lendo…

Qual o custo do tempo perdido no trânsito?
Por Cristiano Scarpelli O chamado custo do tempo perdido no trânsito é, na verdade, um custo de oportunidade, o qual se relaciona com o tempo destinado a outras atividades das quais a pessoa abre mão continue lendo…

Pesquisa britânica revela que um em cada três motoristas acredita que ciclistas deveriam ser banidos das vias públicas
Uma pesquisa realizada para o Panorama da BBC revelou que 33% dos 12.500 motoristas entrevistados acreditam que ciclistas não deveriam ser permitidos nas vias públicas e que estes deveriam ficar restritos às ciclovias e vias continue lendo…

A prepotência das carreatas e motociatas
Por Felipe Alves Com a proximidade do segundo turno das eleições, e as campanhas se intensificando cada vez mais, o número de eventos nas ruas das cidades do país é enorme, e é seguro dizer continue lendo…

Projetos na Câmara tentam reduzir o espaço para ônibus e bicicletas nas ruas de Porto Alegre
A disputa entre os diferentes modos de transporte por espaço nas vias públicas é um dos principais focos de conflito nas grandes cidades atualmente e isso não ocorre por acaso. Em 1960, o Brasil possuía continue lendo…

As 12 melhores formas de retirar carros das cidades
A Universidade de Lund, na Suécia, identificou e classificou as 12 medidas mais eficazes que as cidades europeias têm vindo a testar nas últimas décadas, utilizando dados de experiências reais. Pergunta: o que é continue lendo…

Dia Mundial Sem Carro e Semana da Mobilidade: únicas datas em que o Brasil discute o estrago do trânsito. Quem ainda acredita?
Os pífios recursos destinados à segurança viária, à tecnologia de trânsito, ao transporte público e à mobilidade ativa no resto do ano desacreditam datas-símbolo da mobilidade ideal. O custo do trânsito para a saúde pública continue lendo…

No Dia Mundial Sem Carro, Curitiba recebe feira sobre Mobilidade Urbana Sustentável
Nesta quinta (22), Dia Mundial Sem Carro, começa a “Feira MUS | Mobilidade Urbana Sustentável”, em Curitiba. Organizada pelo Fórum Mobilidade Ativa, o objetivo da feira é chamar a atenção das candidaturas às eleições de 2022 para os problemas de continue lendo…