Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade

Medidas para estimular e viabilizar o uso dos modos sustentáveis e democráticos de mobilidade (ciclismo, caminhada, transporte público) são insuficientes sem as medidas para desestimular e restringir os modos de mobilidade insustentáveis e segregacionistas (veículos motorizados individuais). Por isso o Dia Sem Carro (22 de setembro) e a Semana da Mobilidade são ocasiões importantes para chamar a atenção da sociedade para a democratização do espaço público e para a sustentabilidade ambiental.

Nesta seção o ObservaBici reúne os principais eventos, notícias e informações sobre estas datas.

Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.


O Dia Sem Carro

A primeira campanha do Dia sem Carro é creditada à França, em 1997 – apesar da Wikipedia (em inglês) apresentar uma cronologia mais antiga e uma geografia mais ampla. Entretanto, desde então a campanha tem sido realizada em todas as partes do mundo tanto por iniciativas públicas quanto da sociedade civil.

No Brasil, onde a data é lembrada desdde 2001, tornou-se comum a realização de debates, campanhas educativas e, principalmente por instituições cicloativistas, intervenções do tipo Vaga Viva (que podem ser consideradas inspiradoras das instalações do tipo parklets) e os Desafios Intermodais.

Para saber mais:

A Semana da Mobilidade

A Semana da Mobilidade, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, é uma denominação alternativa e mais abrangente da Semana Nacional do Trânsito, que foi instituída pelo Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997). Desde então, a Semana tem sido comemorada com eventos, geralmente educativos, tanto pela sociedade civil quanto pelo poder público.

O Denatran anualmente define a programação da Semana Nacional do Trânsito e, em 2021, estabeleceu como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” (Portaria 806/2020).

Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Dia Sem Carro

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
  • Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Semana da Mobilidade

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Publicações no Acervo (seleção)

Notícias relacionadas

A prepotência das carreatas e motociatas

Por Felipe Alves Com a proximidade do segundo turno das eleições, e as campanhas se intensificando cada vez mais, o número de eventos nas ruas das cidades do país é enorme, e é seguro dizer continue lendo…

Leia mais

Projetos na Câmara tentam reduzir o espaço para ônibus e bicicletas nas ruas de Porto Alegre

A disputa entre os diferentes modos de transporte por espaço nas vias públicas é um dos principais focos de conflito nas grandes cidades atualmente e isso não ocorre por acaso. Em 1960, o Brasil possuía continue lendo…

Leia mais

As 12 melhores formas de retirar carros das cidades

  A Universidade de Lund, na Suécia, identificou e classificou as 12 medidas mais eficazes que as cidades europeias têm vindo a testar nas últimas décadas, utilizando dados de experiências reais. Pergunta: o que é continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial Sem Carro e Semana da Mobilidade: únicas datas em que o Brasil discute o estrago do trânsito. Quem ainda acredita?

Os pífios recursos destinados à segurança viária, à tecnologia de trânsito, ao transporte público e à mobilidade ativa no resto do ano desacreditam datas-símbolo da mobilidade ideal. O custo do trânsito para a saúde pública continue lendo…

Leia mais

No Dia Mundial Sem Carro, Curitiba recebe feira sobre Mobilidade Urbana Sustentável

Nesta quinta (22), Dia Mundial Sem Carro, começa a “Feira MUS | Mobilidade Urbana Sustentável”, em Curitiba. Organizada pelo Fórum Mobilidade Ativa, o objetivo da feira é chamar a atenção das candidaturas às eleições de 2022 para os problemas de continue lendo…

Leia mais

Carro que muito se ausenta, uma hora deixa de fazer falta

Quem me conhece ou acompanha meus artigos há mais tempo sabe do significado e da importância que o carro sempre teve na minha vida, assim como conto no artigo NOVA PAIXÃO, por exemplo. Até então, continue lendo…

Leia mais

Congresso estuda medidas para incentivar transporte público, por bicicletas ou a pé

Esta quinta-feira, 22 de setembro, é o Dia Mundial sem Carro. Alguns projetos de lei em discussão no Congresso Nacional pretendem tornar mais fácil a vida de pedestres, ciclistas e usuários do transporte público. Um continue lendo…

Leia mais

Desafio Intermodal, uma maneira prática de medir a eficiência dos transportes

Por Felipe Alves Na coluna passada falei que esta é a Semana da Mobilidade, por compreender o Dia Mundial Sem Carro, 22/09. E uma das atividades mais interessantes realizadas nesta semana é o Desafio Intermodal. continue lendo…

Leia mais

Entidades pedem sistema de mobilidade urbana inspirado no SUS

Mais de 140 organizações da sociedade civil e pesquisadores se reuniram em um manifesto, que será lançado nesta quinta (22), data que marca o dia mundial sem carro, para pedir a criação do SUM (Sistema continue lendo…

Leia mais

Um dia por semana sem carros poupa 3% a 5% de combustíveis em meio urbano

A propósito do Dia Mundial Sem Carros, e também Dia Europeu sem Carros, que esta quinta-feira se assinala, destinado a sensibilizar para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário nas cidades, a associação diz que continue lendo…

Leia mais
1 3 4 5 6 7 19