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Projetos na Câmara tentam reduzir o espaço para ônibus e bicicletas nas ruas de Porto Alegre

A disputa entre os diferentes modos de transporte por espaço nas vias públicas é um dos principais focos de conflito nas grandes cidades atualmente e isso não ocorre por acaso. Em 1960, o Brasil possuía apenas 56 mil automóveis. Atualmente já passamos de 28 milhões, um aumento 227 vezes maior que o crescimento da população no mesmo período. O resultado são ruas cada vez mais engarrafadas.

As constantes obras viárias que consomem todos os anos bilhões de reais em recursos públicos, como duplicação de ruas e construção de viadutos, não são suficientes para acabar com os congestionamentos. Pelo contrário, elas só estimulam ainda mais o uso do transporte individual motorizado, o principal causador do problema. Afinal, cada vez que alguém substitui o transporte ativo ou coletivo pelo carro, o espaço ocupado nas ruas se multiplica. Como a imagem abaixo ilustra, uma pessoa andando de carro ocupa seis vezes mais espaço que de ônibus.

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