Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade
Medidas para estimular e viabilizar o uso dos modos sustentáveis e democráticos de mobilidade (ciclismo, caminhada, transporte público) são insuficientes sem as medidas para desestimular e restringir os modos de mobilidade insustentáveis e segregacionistas (veículos motorizados individuais). Por isso o Dia Sem Carro (22 de setembro) e a Semana da Mobilidade são ocasiões importantes para chamar a atenção da sociedade para a democratização do espaço público e para a sustentabilidade ambiental.
Nesta seção o ObservaBici reúne os principais eventos, notícias e informações sobre estas datas.
Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.
O Dia Sem Carro
A primeira campanha do Dia sem Carro é creditada à França, em 1997 – apesar da Wikipedia (em inglês) apresentar uma cronologia mais antiga e uma geografia mais ampla. Entretanto, desde então a campanha tem sido realizada em todas as partes do mundo tanto por iniciativas públicas quanto da sociedade civil.
No Brasil, onde a data é lembrada desdde 2001, tornou-se comum a realização de debates, campanhas educativas e, principalmente por instituições cicloativistas, intervenções do tipo Vaga Viva (que podem ser consideradas inspiradoras das instalações do tipo parklets) e os Desafios Intermodais.
Para saber mais:
- Dia Mundial Sem Carro – Reportagem do Vá de Bike
- 22 de setembro – Dia Mundial sem Carrosil Escola – Reportade do Brasil Escola
- Dia Mundial Sem Carro – Verbete na Wikipedia: em português, inglês e espanhol
A Semana da Mobilidade
A Semana da Mobilidade, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, é uma denominação alternativa e mais abrangente da Semana Nacional do Trânsito, que foi instituída pelo Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997). Desde então, a Semana tem sido comemorada com eventos, geralmente educativos, tanto pela sociedade civil quanto pelo poder público.
O Denatran anualmente define a programação da Semana Nacional do Trânsito e, em 2021, estabeleceu como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” (Portaria 806/2020).
Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2020
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2021
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2022
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2023
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2024
Leis municipais e estaduais para Dia Sem Carro
- Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
- Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
Leis municipais e estaduais para Semana da Mobilidade
- Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
Publicações no Acervo (seleção)
- Máquina mortífera: carros, transporte urbano e poluição do ar (1996): Greenpeace
- Mobilidade Urbana – Medidas que desestimulam o uso do carro (2016): Greenpeace
- Apocalipse motorizado: a tirania do automóvel em um planeta poluído (2005): Ned Ludd
- Instrumentos de desestímulo ao uso do transporte individual motorizado: lições e recomendações (2011): IEMA – Instituto de Energia e Meio Ambiente
- Carrocracia: fluxo, desejo e diferenciação na cidade (2018): Marcelo de Trói
- Carrocracia – Audiovisual (2021): Ameciclo
Notícias relacionadas
Nem velozes, nem furiosos: por que os limites de velocidade nas cidades precisam diminuir
A cada dia, mais de 3.500 pessoas morrem nas ruas e rodovias do mundo. São índices assustadores, mas que refletem uma realidade dura: a falta de discussão sobre limites de velocidade menores. Após a Revolução continue lendo…
Como é passar uma semana usando bicicleta como meio de transporte em São Paulo
O Dia Mundial Sem Carro é celebrado em 22 de setembro e, aproveitando a Semana da Mobilidade, encarei o desafio de deixar o carro de lado e testar a bicicleta (e minhas próprias pernas) como continue lendo…
Pesquisa revela que 46% dos brasileiros desconhecem o Dia Mundial Sem Carro
O Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta quarta-feira (22), teve início em 1997 na França, com a proposta de repensar a mobilidade urbana focada no uso do automóvel. No Brasil, apesar da data já estar continue lendo…
Dia Mundial sem Carro: como seria uma cidade que não prioriza o automóvel?
Os carros ainda são um dos principais meios de locomoção e seguem como um dos vilões da crise climática, pois a grande maioria deles consome combustíveis fósseis e geram poluentes, principalmente o gás carbônico – continue lendo…
Raquel Rolnik: “O modelo carrocêntrico da cidade está nos matando”
Na entrevista, várias questões foram abordadas em torno da ocupação massiva da cidade por carros; da recente ascensão do uso das bicicletas e o impacto disso nas cidades. “O espaço público também pode ser dos continue lendo…
Os impostos sobre automóveis cobrem seus custos sociais?
Por Cristiano Scarpelli. “A gente paga tanto imposto e as ruas estão sempre esburacadas”. “Cadê o dinheiro do IPVA que não melhora as vias?”. “Se já pago impostos, qual o sentido de ter que pagar para continue lendo…
Dia Mundial sem Carro: pandemia reforça uso de transporte sustentável
O uso de transportes sustentáveis, como bicicletas, patinetes e caminhadas, foi reforçado no mundo desde o ano passado, em consequência da pandemia de covid-19. No Dia Mundial sem Carro, celebrado nesta quarta-feira (22), estudo mostra que continue lendo…
Automóvel, alienação e distopia
Por Roberto Andrés. No Dia Mundial sem Carro, reflexão sobre a mercadoria-síntese do capitalismo. Como tornou-se bem obrigatório. Por que entrega o contrário do que promete. Que leva bilhões a recalcar os males que produz, continue lendo…
Aplicativo recompensa usuários de transportes mais sustentáveis com saldo para usar no comércio
Itajaí dá um novo passo em direção ao futuro com olhar voltado para uma cidade mais sustentável e inteligente. A partir desta quarta-feira (22), no Dia Mundial sem Carro, entra em operação o aplicativo MovItajaí, continue lendo…
A indústria automobilística é uma ameaça para fabricantes de bicicletas?
Um modelo de bicicleta elétrica da Harley Davidson esgotou em minutos logo após o lançamento. O sucesso da fabricante de motocicletas ajuda a gerar dúvidas no mercado de bicicletas. Algumas fontes já suspeitam que as continue lendo…