Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade

Medidas para estimular e viabilizar o uso dos modos sustentáveis e democráticos de mobilidade (ciclismo, caminhada, transporte público) são insuficientes sem as medidas para desestimular e restringir os modos de mobilidade insustentáveis e segregacionistas (veículos motorizados individuais). Por isso o Dia Sem Carro (22 de setembro) e a Semana da Mobilidade são ocasiões importantes para chamar a atenção da sociedade para a democratização do espaço público e para a sustentabilidade ambiental.

Nesta seção o ObservaBici reúne os principais eventos, notícias e informações sobre estas datas.

Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.


O Dia Sem Carro

A primeira campanha do Dia sem Carro é creditada à França, em 1997 – apesar da Wikipedia (em inglês) apresentar uma cronologia mais antiga e uma geografia mais ampla. Entretanto, desde então a campanha tem sido realizada em todas as partes do mundo tanto por iniciativas públicas quanto da sociedade civil.

No Brasil, onde a data é lembrada desdde 2001, tornou-se comum a realização de debates, campanhas educativas e, principalmente por instituições cicloativistas, intervenções do tipo Vaga Viva (que podem ser consideradas inspiradoras das instalações do tipo parklets) e os Desafios Intermodais.

Para saber mais:

A Semana da Mobilidade

A Semana da Mobilidade, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, é uma denominação alternativa e mais abrangente da Semana Nacional do Trânsito, que foi instituída pelo Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997). Desde então, a Semana tem sido comemorada com eventos, geralmente educativos, tanto pela sociedade civil quanto pelo poder público.

O Denatran anualmente define a programação da Semana Nacional do Trânsito e, em 2021, estabeleceu como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” (Portaria 806/2020).

Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Dia Sem Carro

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
  • Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Semana da Mobilidade

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Publicações no Acervo (seleção)

Notícias relacionadas

Não é piada: presença de ciclista na via é direito garantido por lei; veja

Por Diego Salgado. É corriqueiro na rotina de um ciclista a seguinte situação: um motorista impaciente pede passagem na faixa lateral de uma via com pista dupla. De maneira incompreensível, essa situação perigosa e desagradável continue lendo…

Leia mais

Murilo Couto faz piada com atropelamento de ciclistas e é criticado

O humorista Murilo Couto recebeu críticas por um vídeo divulgado nas redes sociais, nesta segunda-feira (12).  Nas imagens, o comediante ao saber que um espectador é ciclista, faz piadas a respeito das roupas coladas e posições na continue lendo…

Leia mais

Murilo Couto incita atropelamento de ciclistas

Os casos de atropelamento de ciclistas têm aumentado em todo o país. Sem um espaço adequado para circulação, os amantes do ciclismo ou aqueles que também usam a bicicleta como meio de transporte precisam se continue lendo…

Leia mais

UCB rebate piada de Murilo Couto sobre atropelar ciclistas: “Inadmissível”

Um vídeo de stand-up do humorista Murilo Couto que começou a circular nas redes está causando polêmica. Nele, o humorista brinca com a atividade e até com as roupas utilizadas para a prática, além de continue lendo…

Leia mais

Grupos de bike repudiam piada de humorista sobre atropelamento de ciclista

Uma piada de mau gosto gerou grande repercussão entre os grupo de praticantes de ciclismo do País. Após o humorista paraense Murilo Couto brincar com os atropelamentos de ciclistas, grupos de ciclistas se mobilizaram para continue lendo…

Leia mais

“Piada” de “humorista” sobre ciclistas é desumana, vil, odiosa e violenta

Por Diego Salgado. Meu maior receio no trânsito é ser atropelado por um ônibus, porque nós, ciclistas, precisamos conviver com isso todos os dias. Eis que essa situação tão desagradável foi parar na boca de continue lendo…

Leia mais

Aliança Bike: “Nota de repúdio às ‘piadas’ do humorista Murilo Couto”

Assistimos consternados a um trecho do stand up de comédia do humorista Murilo Couto em que este zomba e, pior, concorda com atropelamentos e mortes de ciclistas no Brasil. Nos últimos 10 anos, quase 14 mil ciclistas continue lendo…

Leia mais

UCB: “Atropelar ciclistas é crime: nota de repúdio ao humorista Murilo Couto”

Recentemente, recebemos um vídeo de um show “stand up comedy”, onde o humorista Murilo Couto ridiculariza ciclistas e afirma que motoristas de ônibus tem “razão para atropelar ciclistas, porque eles atrapalham, já que ônibus andam continue lendo…

Leia mais

Murilo Couto pode responder na justiça por enaltecer crime de trânsito

Alguns comediantes recorrem à polêmica para alcançar o sucesso. Ou ao humor de humilhação, para agradar a uma parcela de audiência sem precisar pensar muito. Ao que parece, são essas as premissas que norteiam o continue lendo…

Leia mais

CBC: “Nota de Repúdio – Manifestação a respeito das declarações do humorista Murilo Couto”

A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), vem à público manifestar seu repúdio às declarações proferidas pelo Sr. Murilo Couto durante um dos seus shows de stand up comedy, viralizado recentemente através de vídeo nas redes continue lendo…

Leia mais
1 10 11 12 13 14 19