Ciência e Pesquisa
A ciclomobilidade é uma prática social que gera e que demanda a geração de conhecimento por diversas áreas da ciência, seja praticada na academia, em empresas e mesmo na sociedade civil.
O Observatório da Bicicleta é um projeto do GT Pesquisa da UCB – União de Ciclistas do Brasil e mantém relacionamento com pesquisadores pertencentes ou não a seu quadro de associados/as.
O desenvolvimento ou os resultados da produção científica sobre a ciclomobilidade está presente em todas as seções do ObservaBici, com destaque para as Publicações do Acervo, Eventos da Agenda e para as Notícias. No Acervo, destacamos as publicações do tipo Trabalhos Acadêmicos, Relatórios de Pesquisa e Artigos. Todo o conteúdo do ObservaBici pode ser encontrado no seu mecanismo de Pesquisa.
O ObservaBici é colaborativo – informe uma pesquisa da qual tiver conhecimento para que ela seja destacada e divulgada – saiba mais aqui.
Monitoramento de pesquisas do ObservaBici
- ✔️️ Estudo Internacional para Contextualizar Elementos Críticos de Vias na Interação entre Ciclistas e Carros Autônomos: pesquisa realizada pelo Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Oxford (Reino Unido) – Tem o objetivo de entender as experiências e desafios dos ciclistas durante seus trajetos, bem como compreender fatores locais que impactam a segurança dos ciclistas em diferentes regiões do mundo – Sem prazo definido para participação
- ✔️️ Mapeando a qualidade cicloviária: pesquisa realizada para a PUC Rio em parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro – Tem o objetivo de identificar se há demanda e ineditismo nesse tipo de análise e conhecer pessoas e organizações que possam se interessar pelo meu projeto – Pesquisa sem prazo definido para participação
- ✔️ Álbum de Histórias sobre Bicicletas em Niterói: levantamento realizado pelo Grupo de Pesquisa Experiências em Turismo e Transporte Ativos na Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense – O objetivo é identificar potenciais entrevistados moradores de Niterói/RJ para a elaboração do Álbum de Histórias sobre Bicicleta em Niterói – Sem prazo definido para participação
- ✔️️ Levantamento de Destinos de Cicloturismo: realizado pelo Planett UFRJ – Continuidade do levantamento de 2020 buscando compreender como o cicloturismo evoluiu no Brasil desde a pandemia, incluindo tanto rotas regionais quanto nos centros urbanos e em áreas naturais – Sem prazo definido para participação
- ❌ Teoria da Dissonância Cognitiva aplicada ao Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento: um processo de migração modal: pesquisa de tese de doutorado em Engenharia de Transportes da USP busca analisar os aspectos comportamentais e cognitivos ligados ao processo de escolha ou troca entre os diferentes modos de transporte utilizados para se deslocar até o trabalho ao longo do tempo. Inclui os modos bicicleta, automóvel, motocicleta, ônibus e transporte sobre trilhos na cidade de São Paulo. Pesquisa premiado como a melhor pesquisa em desenvolvimento na área de transportes do país pela Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET). Prazo para participação: 31/05/2024
- ❌ Perfil do ciclista 2024: pesquisa coordenada pela Transporte Ativo a ser realizada por organizações de cidades brasileiras – Tem o objetivo de gerar dados que impulsionem a construção de políticas que promovam o uso da bicicleta nas cidades. Inscrições abertas até 30/05/2024
- ❌ Bem estar mental de ciclistas em diferentes ambientes: realizada para curso de doutorado da Universidade de São Paulo – Tem o objetivo de avaliar o bem-estar mental de ciclistas relacionado com os diferentes ambientes de uso da bicicleta – Prazo para participação: 31/12/2023
- ❌ Diretrizes para implantação de redes cicloviárias frente às interfaces urbano-rodoviárias utilizando geotecnologias: realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana da UFSCar – O objetivo é identificar a importância dos critérios das redes cicloviárias para fazer uma viagem de bicicleta em trechos rodoviários entre cidades de uma mesma região – Prazo para participação: 30/11/2022
- ❌ Diretrizes para implantação de redes cicloviárias frente às interfaces urbano-rodoviárias utilizando geotecnologias: realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana da UFSCar – O objetivo é identificar a importância dos critérios das redes cicloviárias para fazer uma viagem de bicicleta em trechos rodoviários entre cidades de uma mesma região – Prazo para participação: 30/11/2022
- ❌ Evidências de validade do “Self-Efficacy for Home Exercise Programs Scale (SEHEPS) para a população idosa brasileira: pesquisa da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP com o objetivo de avaliar a autoeficácia para a atividade física de pessoas com 60 anos ou mais que praticam ou já praticaram atividades físicas – Prazo para participação: 15/11/2022
- ❌ Políticas Públicas de Saúde e Mobilidade: a Utilização da Bicicleta como Modo de Transporte no Brasil: pesquisa a Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP com o objetivo de analisar as políticas públicas de saúde e mobilidade nas cidades de Santos e São Paulo e associar às demandas da população que utiliza a bicicleta como modo de transporte e lazer – Prazo para participação: 31/10/2022
- ❌ Comportamento e percepção de risco de doenças crônicas não transmissíveis pelos consumidores brasileiros frente à rotulagem nutricional frontal dos alimentos: pesquisa de Iniciação Científica vinculada ao Observatório de Rotulagem de Alimentos da UNIFESP com o objetivo analisar o conhecimento, o comportamento e a percepção de risco das doenças crônicas não transmissíveis pelos consumidores brasileiros por meio da rotulagem de alimentos – Prazo para participação: 31/10/2022
- ❌ Qualidade de transporte por bicicleta em interseções de trânsito: realizada para Tese de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (PPGAU/UFPB) – O objetivo é identificar a importância de fatores de segurança e conforto para o deslocamento por bicicleta em interseções viárias, considerando a percepção de ciclistas – Prazo para participação: 05/05/2022 a 22/06/2022
- ❌ Potencial do Cicloturismo Rural e Urbano em Mato Grosso do Sul: realizada por Jose Julian Orjuela Sepúlveda, estudante de doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp-Anhanguera – Pesquisa aberta até 31/01/2022
- ❌ Espécies de Mata Atlântica para as ciclovias brasileiras: realizada por pesquisadores da UNESP, PUC Rio e Transporte Ativo – Prazo para participar até 31/12/2021
- ❌ Avaliação de atributos relacionados ao uso da bicicleta como transporte: realizada por Isabella Cardoso, estudante do curso de Engenharia Civil da UFMG – Pesquisa aberta até 31/12/2021
- ❌ Impacto da pandemia nos deslocamentos – Fase 1: realizada pelo WRI Brasil e Universidade Católica do Chile – Pesquisa encerrada.
- ❌ Impacto da pandemia nos deslocamentos – Fase 2: realizada pelo WRI Brasil e Universidade Católica do Chile – Pesquisa aberta até 15/09/2021
- ❌ Pesquisa Pública para a Estratégia Nacional da Bicicleta: realizada por pelo Grupo Gestor da Estratégia Nacional da Bicicleta – Prazo encerrado
- ❌ Entendendo o uso da bicicleta: Mariana Araújo Guimarães: realizada por estudante do Programa de Mestrado em Transportes da UnB – Sem prazo definido
- ❌ Perfil do ciclista 2021: pesquisa coordenada pela Transporte Ativo – Inscrições abertas até 30/06/2021
- ❌ Bike-Barometer 2020: realizada pela Universitat de València – Prazo para participar até 30/06/2021
- ❌ Panorama do ciclismo de estrada na Região Metropolitana de Florianópolis: realizada por Rafael Mondini Bueno, estudante do Mestrado em Sociologia Política da UFSC – Pesquisa aberta até 25/08/2021
Divulgue sua pesquisa no ObservaBici
O Observatório da Bicicleta publica e divulga pesquisas em fase de coleta de dados.
Conteúdo sobre ciência e pesquisa no ObservaBici
O tema ciência e pesquisa consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. A pesquisa pode ser feita buscando por áreas ou disciplinas da ciência, tais como “ciências humanas”, “psicologia”, “saúde” etc. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE CIÊNCIA
INSIRA CIÊNCIA
Notícias relacionadas
Viagens de bicicleta crescem 50% em periferia da capital
Ao término da ação ficou claro o motivo do intenso trabalho desses voluntários que se revezaram no local durante um período de 14 horas: eles registram o fluxo de 1.184 ciclistas. A contagem fez parte continue lendo…
O Brasil que pedala é, majoritariamente, negro
Dados compilados da pesquisa do perfil do ciclista brasileiro (2018) apontam que 57% dos ciclistas se declaram pardos ou pretos. Dados da pesquisa de perfil de ciclistas entregadores de aplicativo em São Paulo apontam que continue lendo…
47% estão insatisfeitos com mobilidade urbana, segundo Datafolha
Quase metade (47%) dos moradores de seis grandes capitais brasileiras estão insatisfeitos com a mobilidade urbana, mostra pesquisa Datafolha encomendada pela 99, empresa de transporte por aplicativo. O levantamento, que aponta a percepção da população continue lendo…
Pesquisa inédita mostra que brasileiro pensa em substituir carros ou motos por transportes mais limpos
A maioria dos brasileiros pensa em substituir o uso de carros ou motos, movidos a combustíveis fósseis, por meios de transporte mais limpos,como bicicletas, patinetes, trem ou metrô. Os dados são da pesquisa inédita encomendada continue lendo…
Pesquisa em 25 países mostra Brasil como o local com a maior intenção de aumentar o uso automóvel após a pandemia de Covid-19
Uma pesquisa realizada com aproximadamente 26 mil pessoas em 25 países durante os meses de julho e agosto traz um dado preocupante para o clima do planeta. E em particular para o sistema de transporte continue lendo…
Por que as cidades são tão hostis às mulheres?
Marina Harkot, pesquisadora e cicloativista, foi morta em crime de trânsito no sábado, em SP. Leia um de seus artigos, em que analisa deslocamentos femininos na metrópole — em especial os riscos e dificuldades de continue lendo…
Levantamento do WRI mostra mudanças na mobilidade urbana em capitais após impacto da pandemia
Pesquisa pela internet ainda em andamento, realizada pelo Centro de Excelência BRT+, com apoio do WRI Brasil, mostra alguns resultados prévios do impacto da pandemia do coronavírus no comportamento das pessoas diante da mobilidade urbana continue lendo…
Brasileiro sem carro acha mais seguro usar bicicleta durante pandemia
Pesquisa do Datafolha revelou que 38% dos brasileiros que não têm veículo próprio acreditam que a bicicleta é o meio mais seguro para se locomover durante a pandemia de covid-19, seguida por aplicativos de viagem continue lendo…
ObservaBici lança Banco de Dados de Eventos de Ciclomobilidade
A Agenda da Ciclomobilidade do Observatório da Bicicleta, uma ferramenta aberta e colaborativa, converteu-se, através de novas funcionalidades, em um Banco de Dados de Eventos de Ciclomobilidade. Como consequência, mesmo eventos já realizados podem ser continue lendo…
Ciclovias representam apenas 1% da malha viária das capitais no país (2014)
Levantamento mostra que as cidades têm 1.118 km exclusivos para bikes. Só Boa Vista, RR, não tem nenhuma ciclovia implantada. Em meio à crescente frota de automóveis nas grandes cidades do país, as bicicletas lutam continue lendo…