Cicloturismo

O cicloturismo (viagem ou percurso urbano com intuito turístico ou contemplativo usando a bicicleta com modo de mobilidade) é uma atividade com clara e agradável interface com a ciclomobilidade.

Sua prática é aliada da sustentabilidade e promotora da economia de baixa escala, servindo de porta de entrada para o uso da bicicleta como modo de mobilidade e transporte.


INSTITUIÇÕES DE CICLOTURISMO

Clube de Cicloturismo do Brasil

O Clube busca difundir e qualificar o cicloturismo no Brasil e inspirar e orientar cicloviajantes através de orientações, palestras, eventos, pesquisas, assessoria e incidência política.

Observatório do Cicloturismo

Plataforma do Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo – Planett da UFRJ, reúne dados, monitora atividade e produz conhecimento sobre o cicloturismo no Brasil. O Observatório do Cicloturismo é apoiador institucional do ObservaBici e também está listado na seção Outros Observatórios.


Conteúdo sobre cicloturismo no ObservaBici

O tema Cicloturismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTURISMO

INSIRA CICLOTURISMO

Notícias relacionadas

Cicloturismo na rota dos tropeiros

Em um futuro próximo caminhos lendários serão feitos de bicicleta e unirão o uso desse modal com a história dessas regiões, um exemplo disso pode ser uma rota de cicloturismo na Rota dos Tropeiros. Antigas rotas continue lendo…

Leia mais

Inaugurada ciclovia que vai de Manhattan até o Canadá

Caminhando, correndo ou pedalando, você escolhe a maneira de percorrer os mais de 1200 quilômetros da Empire State Trail, ciclovia que vai da cidade de Nova York e até a fronteira com o Canadá. O continue lendo…

Leia mais

Valorização e expansão do cicloturismo

Embora ainda possa levar relativo tempo para reverter, os efeitos do processo de metropolização pós revolução industrial, desconectado com a sustentabilidade, algumas esperançosas tendências começam a se concretizar, fundamentadas na lógica de que, sem sustentabilidade, continue lendo…

Leia mais

Roteiro de cicloturismo vai explorar história de Taquara e região

A Associação Taquarense dos Amigos Ciclistas (ATAC) está desenvolvendo um projeto turístico para explorar a história e o interior da cidade. Embora tenha foco no cicloturismo, a iniciativa propõe roteiros que podem ser feitos a continue lendo…

Leia mais

Rotas do Circuito Vale dos Encantos de Cicloturismo recebem sinalização

O Circuito Vale dos Encantos de Cicloturismo abrange os municípios da microrregião do Vale do Itapocu (Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Schroeder e São João do Itaperiú) e possui duas rotas com continue lendo…

Leia mais

Ciclistas comemoram proposta de ciclovia ligando Bahia e Sergipe

Nesta semana, foi colocada para discussão entre os deputados das Assembleias Legislativas da Bahia e de Sergipe a proposta de construção de uma extensa ciclovia no trecho de 320 km entre os dois estados. E continue lendo…

Leia mais

Circuito de cicloturismo do Parque Vila Velha atrai visitantes de Curitiba

Um é pouco, dois é bom e três nunca é demais. Essa é a máxima do casal Antônio Marcos e Mila Osti que nos últimos seis meses já percorreu três vezes os 22 km do continue lendo…

Leia mais

Apucarana terá rota de cicloturismo do Programa Pedala Paraná

Apucarana foi inserida nas rotas de cicloturismo que estão sendo implantadas no Paraná pelo governo do Estado. O Município foi incluído no Programa Pedala Paraná, que já possui 20 rotas cadastradas. O objetivo é aliar a prática continue lendo…

Leia mais

Agora dá pra conhecer a usina de Itaipu de bicicleta

No último sábado (01), aconteceu o primeiro “Itaipu by Bike”. Grupos de ciclistas puderam percorrer as ciclovias e trilhas da usina. E o sucesso dessa primeira edição foi tão grande que as vagas para maio continue lendo…

Leia mais

Cicloturismo ganha espaço no setor de viagens pelo Brasil

Viajar, conhecer culturas e apreciar a natureza. Isso de uma forma mais devagar, na companhia de uma bicicleta. O cicloturismo é uma alternativa para unir as férias com um estilo de vida saudável. No Brasil, diversas rotas continue lendo…

Leia mais
1 19 20 21 22 23 28