Cicloturismo

O cicloturismo (viagem ou percurso urbano com intuito turístico ou contemplativo usando a bicicleta com modo de mobilidade) é uma atividade com clara e agradável interface com a ciclomobilidade.

Sua prática é aliada da sustentabilidade e promotora da economia de baixa escala, servindo de porta de entrada para o uso da bicicleta como modo de mobilidade e transporte.


INSTITUIÇÕES DE CICLOTURISMO

Clube de Cicloturismo do Brasil

O Clube busca difundir e qualificar o cicloturismo no Brasil e inspirar e orientar cicloviajantes através de orientações, palestras, eventos, pesquisas, assessoria e incidência política.

Observatório do Cicloturismo

Plataforma do Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo – Planett da UFRJ, reúne dados, monitora atividade e produz conhecimento sobre o cicloturismo no Brasil. O Observatório do Cicloturismo é apoiador institucional do ObservaBici e também está listado na seção Outros Observatórios.


Conteúdo sobre cicloturismo no ObservaBici

O tema Cicloturismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTURISMO

INSIRA CICLOTURISMO

Notícias relacionadas

Frente Parlamentar quer traçar o perfil do ciclista gaúcho

A Frente Parlamentar em Apoio ao Ciclismo e ao Cicloturismo da Assembleia Legislativa criou uma pesquisa para traçar o perfil do ciclista gaúcho. A iniciativa tem por objetivo trazer melhorias tanto em rotas para o continue lendo…

Leia mais

Pelotas abre as inscrições para o workshop de cicloturismo

Até o dia 14 de abril, estão abertas as inscrições para o workshop de cicloturismo, intitulado Cicloturismo como Estratégia para Desenvolvimento de Territórios, promovido pela Prefeitura, Sebrae e Pedal Curticeira, com apoio do Pelotas Parque continue lendo…

Leia mais

Seleção de Mestrado em Turismo da UFF aceita propostas sobre cicloturismo

  As inscrições para o processo seletivo de ingresso para Turma 2021 do Curso de Mestrado Acadêmico em Turismo do Programa de Pós-Graduação em Turismo – PPGTUR-UFF estarão abertas para candidatos(as) brasileiros(as) e estrangeiros(as), residentes continue lendo…

Leia mais

São Paulo cria ciclorrota envolvendo 100 municípios no oeste do estado

O governador João Doria sancionou a Lei nº 17.332, de 5 de março de 2021 que cria a chamada Ciclorrota Costa Oeste, envolvendo vários municípios da região Oeste do Estado de São Paulo. O objetivo, continue lendo…

Leia mais

Conheça as 9 rotas de cicloturismo de Itupeva

Recentemente, mais uma atividade se juntou às opções de atrativos turísticos itupevenses. E essa atividade, cá entre nós, ninguém duvida que seja completa! Estamos falando, claro, de andar de bicicleta! 🚲 A bike, apesar de simples, é um veículo completo, não é mesmo? Afinal, continue lendo…

Leia mais

Bike-a-thon oferece apoio financeiro para projetos de cicloturismo

Entre os setores mais impactados pela atual crise sanitária ocasionada pela pandemia de COVID-19 está o turismo. De acordo com pesquisa, em Julho/2020 mais de 70% das empresas entrevistadas estavam sem reservas ou tiveram cancelamento continue lendo…

Leia mais

Placas das ‘Rotas de Cicloturismo’ são instaladas em Itupeva

Com a pandemia e, consequentemente, a necessidade do distanciamento social, um dos meios de transporte, seja para atividades do dia a dia ou para prática esportiva, bastante sustentável vem se destacando; estamos falando da bicicleta. continue lendo…

Leia mais

Bike4tourism’ vai ‘cruzar’ fronteiras já em maio

Sente saudades de viajar? ‘Bike4tourism’ , que se realiza no dia 30 de maio, é o evento que lhe vai permitir viajar pelo mundo e mostrar também o seu canto ao mundo: a pedalar. O objetivo, explica continue lendo…

Leia mais

Adiada retomada do Circuito de Cicloturismo Cataratas e Itaipú

Título original: “Adetur Cataratas e Caminhos e organizadores adiam retomada das etapas do Circuito Regional de Cicloturismo”. A Adetur, Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de continue lendo…

Leia mais

Cicloaventura – em busca do desconhecido

Não se sabe onde surgiu ou a primeira vez em que se falou ou escreveu  a palavra cicloaventura. Nem mesmo os fóruns e encontros de amantes do cicloturismo ou até mesmo a academia, mapearam e continue lendo…

Leia mais
1 21 22 23 24 25 28