Cicloturismo

O cicloturismo (viagem ou percurso urbano com intuito turístico ou contemplativo usando a bicicleta com modo de mobilidade) é uma atividade com clara e agradável interface com a ciclomobilidade.

Sua prática é aliada da sustentabilidade e promotora da economia de baixa escala, servindo de porta de entrada para o uso da bicicleta como modo de mobilidade e transporte.


INSTITUIÇÕES DE CICLOTURISMO

Clube de Cicloturismo do Brasil

O Clube busca difundir e qualificar o cicloturismo no Brasil e inspirar e orientar cicloviajantes através de orientações, palestras, eventos, pesquisas, assessoria e incidência política.

Observatório do Cicloturismo

Plataforma do Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo – Planett da UFRJ, reúne dados, monitora atividade e produz conhecimento sobre o cicloturismo no Brasil. O Observatório do Cicloturismo é apoiador institucional do ObservaBici e também está listado na seção Outros Observatórios.


Conteúdo sobre cicloturismo no ObservaBici

O tema Cicloturismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTURISMO

INSIRA CICLOTURISMO

Notícias relacionadas

Flor do Sertão está no mapa do Cicloturismo

Um roteiro com mais de trezentos quilômetros e uma diversidade de atrativos turísticos para encantar os amantes do cicloturismo, abrangendo mais de 10 municípios da região. Esse é o resultado de um projeto inovador, realizado continue lendo…

Leia mais

Cabo Frio é o marco zero do novo Circuito de Cicloturismo

Foi inaugurado em maio deste ano o Circuito de Cicloturismo Costa do Sol, o primeiro da Região Sudeste que abrange serra e mar. Ao todo, o circuito tem 550 quilômetros de extensão e percorre 13 continue lendo…

Leia mais

Projeto de Cicloturismo quer estimular turistas a conhecerem João Pessoa de bike

A Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur) desenvolveu, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), um projeto de Cicloturismo, cujo roteiro seguirá por diversos pontos turísticos da capital paraibana, oferecendo a opção continue lendo…

Leia mais

Bicicletas em alta: cicloturismo cresce como opção econômica no RS

Há cerca de dez anos, o ciclismo passou a fazer parte da rotina do sobradinhense Carlos Côrrea da Rosa. Desde então, ele vem descobrindo os benefícios da prática, que tem conquistado cada vez mais pessoas continue lendo…

Leia mais

Circuito de cicloturismo vai agregar esporte ao turismo de Ametista do Sul e Planalto

O turismo de Ametista do Sul e Planalto terão novidades com o lançamento do circuito de cicloturismo, agregando a prática do esporte ao turismo. Segundo a Associação Ametista de Ciclismo, o circuito de cicloturismo terá trajetos de 18km, 35 e continue lendo…

Leia mais

Três cidades gaúchas terão circuito de cicloturismo

As prefeituras de Taquara e Igrejinha, além de São Francisco de Paula, na Serra, estão estruturando um circuito de cicloturismo para presentear os amantes de pedal. O assunto foi motivo de reunião no gabinete da continue lendo…

Leia mais

III Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo: Gratuito e 100% digital

Apresentação sobre o evento que discutirá o planejamento, gestão e operação do cicloturismo em todo o território brasileiro, durante os dias 08, 09 e 10 de junho de 2021.

Leia mais

Canela prepara roteiro de cicloturismo com rotas pela zona rural

Canela terá um projeto especial voltado ao cicloturismo, que envolverá, pelo menos, sete roteiros pelo interior do município. A iniciativa conjunta, da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Canela e o escritório local da continue lendo…

Leia mais

Siderópolis amplia atrativos turísticos com Ciclorrota do Gemellaggio

Iniciante no ciclismo ou praticante experiente, não importa, pois a Rota do Gemellaggio será para todos. Aproximadamente 30km de trajeto compõem a atração com passagem por alguns locais que fazem parte da história de Siderópolis continue lendo…

Leia mais

Roteiro de cicloturismo Caminhos da Colônia, em Canguçu

São seis percursos autoguiados que passam por várias localidades do interior do município, que variam de 40km a 60km 22/05/2021 Texto e foto: Prefeitura de Canguçu. Canguçu está recebendo mais um atrativo turístico, o roteiro de continue lendo…

Leia mais
1 18 19 20 21 22 28