Cicloturismo

O cicloturismo (viagem ou percurso urbano com intuito turístico ou contemplativo usando a bicicleta com modo de mobilidade) é uma atividade com clara e agradável interface com a ciclomobilidade.

Sua prática é aliada da sustentabilidade e promotora da economia de baixa escala, servindo de porta de entrada para o uso da bicicleta como modo de mobilidade e transporte.


INSTITUIÇÕES DE CICLOTURISMO

Clube de Cicloturismo do Brasil

O Clube busca difundir e qualificar o cicloturismo no Brasil e inspirar e orientar cicloviajantes através de orientações, palestras, eventos, pesquisas, assessoria e incidência política.

Observatório do Cicloturismo

Plataforma do Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo – Planett da UFRJ, reúne dados, monitora atividade e produz conhecimento sobre o cicloturismo no Brasil. O Observatório do Cicloturismo é apoiador institucional do ObservaBici e também está listado na seção Outros Observatórios.


Conteúdo sobre cicloturismo no ObservaBici

O tema Cicloturismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTURISMO

INSIRA CICLOTURISMO

Notícias relacionadas

Turismo de pedal: quase 50 cidades do Paraná aderem a projeto de ciclorrotas

Passear de bicicleta em segurança, por caminhos demarcados, conhecendo pontos turísticos em meio à natureza, parques, igrejas e monumentos, e com paradas estratégicas equipadas com banheiros e vestiários. O que pode parecer descrição de convite continue lendo…

Leia mais

Camboriú ganha novo Circuito de Cicloturismo

Entre os meses de maio a julho deste ano, a Prefeitura de Camboriú, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, criou em parceria com o Portal Brasil dos Cicloviajantes e Bikepacking, o novo circuito de continue lendo…

Leia mais

Participe da pesquisa “Potencial do Cicloturismo Rural e Urbano em Mato Grosso do Sul”

Descrição da pesquisa A pesquisa é parte da tese de doutorado em ciências ambientais que procura avaliar o potencial do Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste do Brasil) para desenvolver o cicloturismo em áreas rurais e continue lendo…

Leia mais

Cicloturismo: Apucarana terá três ciclorrotas do progama “Pedala Paraná”

Nesta terça-feira (10), o prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, esteve em Curitiba nesta terça-feira (10/08) onde, ao lado do vice-governador Darci Piana, do Superintendente Estadual do Esporte, Hélio Wirbiski, e do Secretário de Estado continue lendo…

Leia mais

Cicloturismo pode ganhar lei de incentivo em Mato Grosso do Sul

O deputado Renato Câmara (MDB) apresentou nesta quinta-feira (20) o Projeto de Lei 148/2021 que pretender instituir no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul a Lei de incentivo ao Cicloturismo, que é aquela continue lendo…

Leia mais

Nova lei de Santa Catarina lança programa de incentivo ao ciclismo de montanha

Estado pioneiro na implantação de circuitos de cicloturismo, Santa Catarina inova novamente. Dessa vez o foco é o ciclismo de montanha (MTB). O governo do estado aprovou uma lei que visa promover o uso da continue lendo…

Leia mais

Cicloturismo será tema de encontro em Schroeder

A Diretoria de Turismo de Schroeder promoverá no dia 13 de julho, às 18h, reunião para debater propostas para o Cicloturismo. O encontro será realizado no Centro de Ensino Técnico e Educacional Werner Ricardo Voigt continue lendo…

Leia mais

Esporte, transporte e turismo, estruturas para bicicleta avançam no Brasil

A pandemia representou um grande incentivador para a promoção ao uso da bicicleta em muitas cidades. No Brasil, as vendas também aumentaram, ao ponto de estoques perto do zero serem a grande tendência nas lojas. continue lendo…

Leia mais

Cicloturismo brasileiro sobrevive à pandemia e enxerga o futuro com otimismo

O turismo mundial foi um dos setores mais afetados pela pandemia. Aviões e navios de cruzeiro viraram sucata, hotéis ficaram fechados e aeroportos em silêncio. O verão de 2020, na Europa e no Brasil, trouxe continue lendo…

Leia mais

Conheça o aposentado que percorreu sozinho 7.400 km pelo Brasil em cima de duas rodas

O cicloviajante doou quilômetros para o Instituto Aromeiazero através do aplicativo Km Solidário Há 5 meses na estrada, Matias Correa dos Santos está pedalando pelo Sudeste e Sul do Brasil para mapear o trajeto e continue lendo…

Leia mais
1 17 18 19 20 21 28