Cicloturismo

O cicloturismo (viagem ou percurso urbano com intuito turístico ou contemplativo usando a bicicleta com modo de mobilidade) é uma atividade com clara e agradável interface com a ciclomobilidade.

Sua prática é aliada da sustentabilidade e promotora da economia de baixa escala, servindo de porta de entrada para o uso da bicicleta como modo de mobilidade e transporte.


INSTITUIÇÕES DE CICLOTURISMO

Clube de Cicloturismo do Brasil

O Clube busca difundir e qualificar o cicloturismo no Brasil e inspirar e orientar cicloviajantes através de orientações, palestras, eventos, pesquisas, assessoria e incidência política.

Observatório do Cicloturismo

Plataforma do Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo – Planett da UFRJ, reúne dados, monitora atividade e produz conhecimento sobre o cicloturismo no Brasil. O Observatório do Cicloturismo é apoiador institucional do ObservaBici e também está listado na seção Outros Observatórios.


Conteúdo sobre cicloturismo no ObservaBici

O tema Cicloturismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTURISMO

INSIRA CICLOTURISMO

Notícias relacionadas

Lei do Cicloturismo passa a valer no Distrito Federal

Sancionada pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, a lei do cicloturismo foi publicada na edição desta quarta-feira (17/1) do Diário Oficial do DF (DODF). A proposta, de autoria do deputado distrital Robério Negreiros (PSD), busca promover o continue lendo…

Leia mais

Cicloturismo: um mundo novo a cada pedalada

Por Candice Machado. Levava uma vida comum, seguia o rumo esperado. Trabalhava cerca de 12 horas por dia. Desejava adquirir bens, fazer amigos, encontrar um amor. Havia iniciado sua carreira como ilustrador em 1994, ainda continue lendo…

Leia mais

As cidades estão preparadas para receber os cicloturistas?

Uma das modalidades que vem crescendo no meio ciclístico, sem dúvida alguma, é o cicloturismo. Ter a possibilidade de conhecer novos lugares a bordo da bicicleta, em uma velocidade mais lenta e com um poder continue lendo…

Leia mais

Resultado do Edital do Ministério do Meio Ambiente para o Cicloturismo: oito classificados e R$ 5,1 milhões indicados

Foi publicado no Diário Oficial de hoje o resultado da análise das propostas no âmbito do Edital de Aperfeiçoamento de Rotas de Cicloturismo, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) continue lendo…

Leia mais

Raízes comuns entre cicloturismo e agroecologia familiar

Já pensou sobre o que há em comum entre Cicloturismo e Agroecologia? São dois conceitos fundamentais às necessidades humanas, como a de nos movermos de um lugar a outro e estarmos constantemente bem nutridos. Simples continue lendo…

Leia mais

Rogério Rai no Roda e Passe Podcast: “A bicicleta virou minha profissão”

O episódio de estreia do Roda e Passe acompanhou uma atividade e entrevistou o Rogério Rai. Ele criou um empreendimento de impacto social e de cicloturismo na Zona Leste de São Paulo chamado Pedale-se. Com continue lendo…

Leia mais

Por que hotéis devem investir em bicicletas elétricas para hóspedes?

Cada vez mais os turistas buscam conforto, praticidade, experiências customizadas e alinhadas aos seus ideias durante estadias em hotéis e resorts. De olho nessa mudança, pensando em atender cada vez melhor seus clientes, os hotéis continue lendo…

Leia mais

Governo quer expandir rotas de cicloturismo no Brasil

O cicloturismo é uma forma de turismo de natureza que consiste em explorar áreas urbanas e rurais por meio de bicicletas, reduzindo as emissões de poluentes e promovendo a saúde e o bem-estar dos praticantes. continue lendo…

Leia mais

Ministério lança edital para fortalecimento do cicloturismo no país

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) quer firmar parcerias com estados, municípios e o Distrito Federal para o aperfeiçoamento do cicloturismo no país. A pasta lançou na quarta-feira (17) o edital continue lendo…

Leia mais

Governo do Rio de Janeiro decreta trilhas do Parque Estadual da Pedra Branca como parte do Circuito de Ciclismo de Montanha do Estado

Algumas das trilhas do Parque Estadual da Pedra Branca foram oficializadas como parte do Plano de Manejo e do Circuito de Ciclismo de Montanhas do Estado. Uma decisão que visa promover a conservação ambiental e continue lendo…

Leia mais
1 2 3 28