Cicloturismo

O cicloturismo (viagem ou percurso urbano com intuito turístico ou contemplativo usando a bicicleta com modo de mobilidade) é uma atividade com clara e agradável interface com a ciclomobilidade.

Sua prática é aliada da sustentabilidade e promotora da economia de baixa escala, servindo de porta de entrada para o uso da bicicleta como modo de mobilidade e transporte.


INSTITUIÇÕES DE CICLOTURISMO

Clube de Cicloturismo do Brasil

O Clube busca difundir e qualificar o cicloturismo no Brasil e inspirar e orientar cicloviajantes através de orientações, palestras, eventos, pesquisas, assessoria e incidência política.

Observatório do Cicloturismo

Plataforma do Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo – Planett da UFRJ, reúne dados, monitora atividade e produz conhecimento sobre o cicloturismo no Brasil. O Observatório do Cicloturismo é apoiador institucional do ObservaBici e também está listado na seção Outros Observatórios.


Conteúdo sobre cicloturismo no ObservaBici

O tema Cicloturismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTURISMO

INSIRA CICLOTURISMO

Notícias relacionadas

Cicloturismo em Cabo Frio: “Trajeto terá 450 km de extensão e será o segundo em todo o Brasil”

Cabo Frio vai entrar na rota do cicloturismo nacional com o primeiro circuito da Região Sudeste. Com 450 quilômetros de extensão e passando por 13 cidades, o trajeto começa na Praça da Cidadania, na orla continue lendo…

Leia mais

Cicloturismo da Rota Romântica: 355 quilômetros de belas paisagens

O momento difícil da pandemia e suas regras de isolamento social reduzem a possibilidade de colocar em prática novos projetos turísticos, considerando que ocorrem alterações frequentes nos protocolos de saúde por parte poder público. Porém, a continue lendo…

Leia mais

Tubarão e Laguna irão sediar o Circuito Desafio de Anita de cicloturismo

Tubarão e Laguna irão sediar no fim de maio o Circuito Desafio de Anita, o mais novo evento de cicloturismo de Santa Catarina. Projetado para ser desbravado em três dias, serão 132 quilômetros entre rios, praias, estradas rurais, continue lendo…

Leia mais

Deputado protocola projeto para instituir a política de cicloturismo em SC

A comentarista política do BG, Karina Manarin, comenta a iniciativa do deputado Volnei Weber, que protocolou um projeto para instituir a política de cicloturismo em Santa Catarina. A proposta é que seja criada uma parceria continue lendo…

Leia mais

Ciclistas reclamam de mobilidade urbana e ‘fogem’ para as trilhas

Vista como saudável, econômica e ambientalmente correta, as bicicletas tiveram um ‘boom’ de vendas em Bauru em 2020 e início de 2021. O ciclismo também é considerado um dos esportes que mais cresceram durante a pandemia. Porém, as continue lendo…

Leia mais

De Timbó a Timbó: pedale durante uma semana no primeiro Circuito de Cicloturismo do Brasil

No Município de Timbó existe um trabalho voltado ao setor turístico, em busca da qualidade de vida de seus moradores e visitantes. Integrado ao Vale Europeu, um dos destaques é o primeiro Circuito de Cicloturismo criado no Brasil, sendo continue lendo…

Leia mais

Cicloturismo é uma forma de viajar de forma saudável, econômica e ecológica em Dourados

Ouça a reportagem de rádio. Cicloturismo é uma forma de viajar de bicicleta de forma saudável, econômica e ecológica em Dourados.

Leia mais

Filme mostra que tamanho do corpo pouco importa para quem ama pedalar

Por Erika Salum. O novo documentário “All Bodies on Bikes”, lançado nesta semana, joga na nossa cara um dos maiores preconceitos no universo da bike: pessoas gordas — ou, como gostamos de chamar de maneira fascistinha, “acima continue lendo…

Leia mais

Professor passa um ano pedalando pelo Brasil para criar documentário sobre a importância da água

Além de ser o recurso natural mais importante do planeta, a água potável é essencial para a sobrevivência humana. E com o objetivo de compartilhar a importância da preservação e do valor deste bem inestimável, o professor continue lendo…

Leia mais

Anuário Cyclin’ Portugal lançando para dinamizar turismo com bicicleta

A Federação Portuguesa de Ciclismo acaba de lançar a primeira edição do anuário Cyclin’Portugal, uma ferramenta de divulgação e dinamização do turismo com bicicleta. O Anuário Cyclin’Portugal é uma publicação com 104 páginas, disponibilizada, numa continue lendo…

Leia mais
1 20 21 22 23 24 28