Cicloturismo

O cicloturismo (viagem ou percurso urbano com intuito turístico ou contemplativo usando a bicicleta com modo de mobilidade) é uma atividade com clara e agradável interface com a ciclomobilidade.

Sua prática é aliada da sustentabilidade e promotora da economia de baixa escala, servindo de porta de entrada para o uso da bicicleta como modo de mobilidade e transporte.


INSTITUIÇÕES DE CICLOTURISMO

Clube de Cicloturismo do Brasil

O Clube busca difundir e qualificar o cicloturismo no Brasil e inspirar e orientar cicloviajantes através de orientações, palestras, eventos, pesquisas, assessoria e incidência política.

Observatório do Cicloturismo

Plataforma do Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo – Planett da UFRJ, reúne dados, monitora atividade e produz conhecimento sobre o cicloturismo no Brasil. O Observatório do Cicloturismo é apoiador institucional do ObservaBici e também está listado na seção Outros Observatórios.


Conteúdo sobre cicloturismo no ObservaBici

O tema Cicloturismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTURISMO

INSIRA CICLOTURISMO

Notícias relacionadas

Rota de cicloturismo de 300 km no RS ganha apoio de nove prefeituras

Proposto pelo grupo Santa Ciclismo, ao todo o circuito deve abranger 284,2 km de extensão, e seu custo estimado de implantação é de R$ 56 mil. A elaboração do projeto ficou a cargo da Associação continue lendo…

Leia mais

Venâncio vai integrar circuito de cicloturismo Raízes Coloniais

A capital do chimarrão vai participar do projeto do grupo Santa Ciclismo que promete movimentar o turismo, a agricultura familiar e as agroindústrias no Vale do Rio Pardo. O prefeito Jarbas da Rosa, esteve reunido continue lendo…

Leia mais

Circuito Cicloturístico Pé Vermelho agora é lei

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou o projeto de lei que cria o Circuito Cicloturístico Pé Vermelho. A lei 20.673/2021 foi publicada em Diário Oficial no último dia 27 e é de autoria dos continue lendo…

Leia mais

Grupo de trabalho discute cicloturismo na região de Campos Gerais

A Agência de Desenvolvimento do Turismo – ADETUR Campos Gerais criou um Grupo de Trabalho para tratar somente sobre o cicloturismo na região. A primeira reunião será no dia 09 de setembro, às 17h, on-line, continue lendo…

Leia mais

Município de Itajaí (SC) lança roteiro, aplicativo e sinalização física para incentivar cicloturismo

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, lança um novo roteiro e aplicativo de celular para incentivar o cicloturismo na cidade. Ao longo do percurso, foram colocadas placas de sinalização continue lendo…

Leia mais

Rota de cicloturismo do Vale Europeu ganha reforço com lei aprovada na Assembleia Legislativa

Deputados catarinenses aprovaram na terça-feira (24) lei que institui a Rota Turística do Circuito Vale Europeu de Cicloturismo, permitindo que esse roteiro receba apoio público a partir da política estadual de turismo. A proposta segue continue lendo…

Leia mais

Proposta de roteiro para o cicloturismo regional avança

Com a finalidade de criar uma rota de cicloturismo regional que traga desenvolvimento econômico por meio da indústria do turismo e do lazer, representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) continue lendo…

Leia mais

Vamos de Bicicleta: cicloturismo cresce no país com diferentes opções

Série Vamos de Bicicleta. Conhecer novos lugares é sempre uma experiência marcante. E uma viagem pode ficar ainda mais interessante se for feita de bicicleta! Algumas pessoas gostam de pedalar longas distâncias, com os pertences organizados continue lendo…

Leia mais

Governo federal estrutura trilhas de longo curso e desenvolve cicloturismo no país

Muito mais do que um meio de transporte, a bicicleta passou a ser um item de lazer indispensável na vida dos brasileiros durante a pandemia. A busca por atividades ao ar livre que proporcionassem distanciamento continue lendo…

Leia mais

Cicloturismo no Vale do Rio Chapecó – um circuito em estado nascente

Por Fábio Carminati. Já faz algum tempo que percorro de bicicleta as estradas do interior de Chapecó e das cidades vizinhas, encantando-me com as paisagens rurais, e deliciando-me com os percursos. Desde o começo, esses continue lendo…

Leia mais
1 16 17 18 19 20 28