Cicloturismo

O cicloturismo (viagem ou percurso urbano com intuito turístico ou contemplativo usando a bicicleta com modo de mobilidade) é uma atividade com clara e agradável interface com a ciclomobilidade.

Sua prática é aliada da sustentabilidade e promotora da economia de baixa escala, servindo de porta de entrada para o uso da bicicleta como modo de mobilidade e transporte.


INSTITUIÇÕES DE CICLOTURISMO

Clube de Cicloturismo do Brasil

O Clube busca difundir e qualificar o cicloturismo no Brasil e inspirar e orientar cicloviajantes através de orientações, palestras, eventos, pesquisas, assessoria e incidência política.

Observatório do Cicloturismo

Plataforma do Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo – Planett da UFRJ, reúne dados, monitora atividade e produz conhecimento sobre o cicloturismo no Brasil. O Observatório do Cicloturismo é apoiador institucional do ObservaBici e também está listado na seção Outros Observatórios.


Conteúdo sobre cicloturismo no ObservaBici

O tema Cicloturismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTURISMO

INSIRA CICLOTURISMO

Notícias relacionadas

Cicloturismo terá rota sinalizada em municípios do G8

Em fase de conclusão a Rota de Cicloturismo do G8 terá um trajeto sinalizado de cerca de 190 quilômetros em percurso que abrangerá os municípios de Sério, Canudos do Vale, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso continue lendo…

Leia mais

Raízes comuns entre cicloturismo e agroecologia familiar

Já pensou sobre o que há em comum entre Cicloturismo e Agroecologia? São dois conceitos fundamentais às necessidades humanas, como a de nos movermos de um lugar a outro e estarmos constantemente bem nutridos. Simples continue lendo…

Leia mais

Projeto de cicloturismo é o mais apoiado pela comunidade na Consulta Popular

O Vale do Taquari recebeu 37 sugestões de projetos da comunidade regional para a Consulta Popular 2021. As propostas foram enviadas por meio do aplicativo Colab. O prazo para o envio encerrou no dia 12 de continue lendo…

Leia mais

Cicloturismo: uma conexão com a história do Brasil e com a literatura

Em maio de 1952, Guimarães Rosa acompanhou oito boiadeiros pelo sertão em uma expedição que resultou em obra literária. Em 2014, o ciclista André Zum Zum se inspirou no relato para criar a rota Caminhos continue lendo…

Leia mais

Cicloturismo: uma rota em torno da capital mineira e de um vulcão

Das rotas de cicloturismo de Minas, duas têm o marketing turístico pronto: a Rota do Vulcão, inaugurada em 25 de setembro na região de Poços de Caldas, único trajeto no mundo a ser feito ao redor de continue lendo…

Leia mais

Cicloturismo: uma viagem pelos cenários singulares da serra do Espinhaço

Conceição do Mato Dentro se prepara para mais um Super Brou Mountain Bike Espinhaço, o maior evento de ciclismo do país, que reuniu na edição de 2019 cerca de 3.000 pessoas. De 5 a 7 continue lendo…

Leia mais

Cicloturismo: a nova onda de descobrir Minas Gerais na pedalada

A mistura de bicicleta com montanhas, vilarejos históricos e culinária local dá muito certo em Minas Gerais. Mesmo quando a viagem é ligeira e o visitante já teve dias de melhor forma ou tem um continue lendo…

Leia mais

Muçum desenvolve Rota de Cicloturismo

A prefeitura de Muçum juntamente com uma empresa contratada está elaborando uma rota de cicloturismo. O trajeto que será todo sinalizado inicia no centro da cidade, passando pelas comunidades de Barra das Contas, Comunidade Nossa continue lendo…

Leia mais

Cicloturismo na escola

O Centro de Educação Infantil Municipal Juninho realizou ontem, nesta terça-feira, o 1º Cicloturismo: “Pequenos Aventureiros”, na área externa da instituição. O evento envolveu as turmas de Crianças Bem Pequenas e Crianças Pequenas e faz continue lendo…

Leia mais

A bicicleta pode ser a solução para recuperar o turismo na cidade de São Paulo

Desde que começou a pandemia de Covid-19 no ano passado, o securitário Ricardo Barros de Souza adotou o costume de visitar novos lugares na cidade de São Paulo usando a bicicleta. A cada domingo pela continue lendo…

Leia mais
1 14 15 16 17 18 28