Cicloturismo

O cicloturismo (viagem ou percurso urbano com intuito turístico ou contemplativo usando a bicicleta com modo de mobilidade) é uma atividade com clara e agradável interface com a ciclomobilidade.

Sua prática é aliada da sustentabilidade e promotora da economia de baixa escala, servindo de porta de entrada para o uso da bicicleta como modo de mobilidade e transporte.


INSTITUIÇÕES DE CICLOTURISMO

Clube de Cicloturismo do Brasil

O Clube busca difundir e qualificar o cicloturismo no Brasil e inspirar e orientar cicloviajantes através de orientações, palestras, eventos, pesquisas, assessoria e incidência política.

Observatório do Cicloturismo

Plataforma do Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo – Planett da UFRJ, reúne dados, monitora atividade e produz conhecimento sobre o cicloturismo no Brasil. O Observatório do Cicloturismo é apoiador institucional do ObservaBici e também está listado na seção Outros Observatórios.


Conteúdo sobre cicloturismo no ObservaBici

O tema Cicloturismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTURISMO

INSIRA CICLOTURISMO

Notícias relacionadas

Cicloturismo na escola

O Centro de Educação Infantil Municipal Juninho realizou ontem, nesta terça-feira, o 1º Cicloturismo: “Pequenos Aventureiros”, na área externa da instituição. O evento envolveu as turmas de Crianças Bem Pequenas e Crianças Pequenas e faz continue lendo…

Leia mais

A bicicleta pode ser a solução para recuperar o turismo na cidade de São Paulo

Desde que começou a pandemia de Covid-19 no ano passado, o securitário Ricardo Barros de Souza adotou o costume de visitar novos lugares na cidade de São Paulo usando a bicicleta. A cada domingo pela continue lendo…

Leia mais

Em Indaial Circuito do Cicloturismo do Vale Europeu ganha novo trajeto

O setor de Turismo e Eventos da Prefeitura junto ao Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) finalizou a sinalização para segunda alternativa de trajeto em Indaial do Circuito do Cicloturismo do Vale Europeu, continue lendo…

Leia mais

Nova rodovia prevê ciclovia na serra do Mar entre Grande SP e Baixada Santista

Ainda é embrionário, o projeto e o traçado nem foram definidos, mas a ideia já aguça a curiosidade de quem pretende um dia pedalar por um caminho novo entre a Grande São Paulo e a continue lendo…

Leia mais

Aprovado projeto do Circuito Cicloturístico Rota Oeste

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou durante a sessão ordinária na manhã desta quarta-feira o Projeto de Lei nº 553/2020, que cria o Circuito Cicloturístico Rota Oeste – o circuito abrange 50 municípios das continue lendo…

Leia mais

Unidades de conservação se tornam opção para cicloturismo e MTB

O programa Ciclorrotas da Fundação Florestal mapeou 1.500 km de trilhas no estado de São Paulo com apoio das Unidades de Conservação (UCs). São 44 UCs envolvidas no programa, que ao longo do último ano continue lendo…

Leia mais

Turismo de bike vira alternativa para viajar em tempos de pandemia

O turismo foi um dos setores mais afetados pela pandemia do coronavírus. Segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a economia global do turismo encolheu cerca de 80% em 2020. Essa redução continue lendo…

Leia mais

Lançamento do Roteiro de Cicloturismo Caminhos na Colônia já tem data marcada

Canguçu lança no mercado de turismo seu primeiro produto, o roteiro pensado para os amantes de bicicleta e do contato com o pampa gaúcho. O lançamento do roteiro Caminhos na Colônia será marcado por um continue lendo…

Leia mais

Carambeí integrará Rotas e Circuitos de Cicloturismo que envolvem quatro cidades

A prefeita Elisangela Pedroso recebeu nesta quinta-feira,9, o prefeito de Tibagi, Artur Nolte “Botina” acompanhado da chefe de gabinete, Kelly Oliveira e pelo relações públicas da prefeitura de Ponta Grossa, Alessandro Lozza de Moraes, para continue lendo…

Leia mais

Rota do Vulcão terá trajeto passando por 13 cidades para incentivar o cicloturismo no Sul de Minas

Poços de Caldas vai inaugurar em breve a “Rota do Vulcão”, um circuito para se fazer de bicicleta que vai reunir a cidade e outros 12 municípios do Sul de Minas e de São Paulo. continue lendo…

Leia mais
1 15 16 17 18 19 28