Urbanismo
Uma vez que a maior quantidade de uso da bicicleta ocorre em zonas urbanas, o urbanismo (ciência e técnicas de estudo, regulação e planejamento da cidade) é uma área de conhecimento e de prática social fundamental para a ciclomobilidade.
A maior parte dos esforços da sociedade civil para a promoção da ciclomobilidade tem o urbanismo com área principal.
CONTEÚDO SOBRE URBANISMO NO OBSERVABICI
O tema Urbanismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE URBANISMO
INSIRA URBANISMO
Notícias relacionadas
A lei das ruas para se tornar uma cidade mais adequada às bicicletas
Ao longo do último século, os carros foram o elemento dominante no planejamento de cidades e municípios. Pistas para veículos, expansão de faixas, estacionamentos e garagens foram sendo criados e usados enquanto continuamos nossa dependência continue lendo…
Como a mobilidade urbana pode diminuir os sinistros de trânsito?
No fim de 1990 em Porto Velho (Rondônia), levávamos 8 minutos de carro entre a nossa casa na zona sul e a escola na qual estudava no centro da cidade. Numa breve consulta no aplicativoGoogle continue lendo…
A indispensável invenção da desmobilidade
Por Ricardo Abramovay. As montadoras ficaram indignadas com a decisão do governo francês de tratar a publicidade de automóveis de forma semelhante à de cigarros. A partir de março de 2022, os anunciantes terão que lembrar ao continue lendo…
Moradores pedem que ciclovias de Botafogo sejam incluídas em projeto da prefeitura para estimular uso de bicicletas
Usar a bicicleta como meio de transporte é bom para a mobilidade urbana, o meio ambiente, a saúde do ciclista… Mas é preciso ter coragem para encarar o desafio no Rio. Moradores de Botafogo consideram continue lendo…
Plano de Mobilidade Urbana planeja criar ciclovias e ciclofaixas em Barueri
O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), ligado à prefeitura de Barueri, deu início a elaboração do plano de mobilidade urbana da cidade, com o objetivo de melhorar o transporte público, a malha viária, criar e aprimorar continue lendo…
Meta é aumentar malha cicloviária em pelo menos 21% no DF
O Distrito Federal fecha 2021 com 616 quilômetros de malha cicloviária. Neste ano, o Governo do DF aumentou os investimentos em ações que facilitaram o acesso a esse modo de deslocamento ativo, como a construção continue lendo…
A política cicloviária da cidade de São Paulo e a participação social
Por Wilson Levy. A implantação da política cicloviária na cidade de São Paulo, a partir de 2013, foi um evento que gerou um intenso debate na esfera pública paulistana. Numa cidade que se espraiou graças continue lendo…
4 Maneiras de desenhar ruas seguras para bicicletas
Desde o começo da pandemia de Covid-19, a bicicleta se tornou uma alternativa ainda mais popular, resiliente e confiável para os deslocamentos cotidianos, e ciclovias temporárias (ou pop-up) são cada vez mais comuns em grandes cidades ao redor do continue lendo…
Só pedalando: como seria se bicicletas substituíssem os carros no trânsito?
Apesar de já ser realidade em diferentes partes do mundo, ver as bicicletas como meio de transporte —e não como forma de lazer— é algo relativamente recente nas grandes cidades brasileiras. Aqui, há uma série continue lendo…
Cresce a utilização de sistema de bicicletas compartilhadas em condomínios
A utilização de bicicletas compartilhadas é uma tendência mundial e presente em algumas capitais no país. Além de ser uma alternativa importante para a mobilidade urbana, a busca por hábitos saudáveis e a própria pandemia continue lendo…