Urbanismo
Uma vez que a maior quantidade de uso da bicicleta ocorre em zonas urbanas, o urbanismo (ciência e técnicas de estudo, regulação e planejamento da cidade) é uma área de conhecimento e de prática social fundamental para a ciclomobilidade.
A maior parte dos esforços da sociedade civil para a promoção da ciclomobilidade tem o urbanismo com área principal.
CONTEÚDO SOBRE URBANISMO NO OBSERVABICI
O tema Urbanismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE URBANISMO
INSIRA URBANISMO
Notícias relacionadas
Concurso de fotos nas redes sociais celebra a volta dos encontros entre pessoas nas ruas
Concurso de fotos da Semana do Caminhar, evento anual organizado pela ONG SampaPé!, que celebra o caminhar nas cidades, convida as pessoas a compartilharem em suas redes sociais fotos de encontros e celebrações nos espaços continue lendo…
Governo Federal disponibiliza instrumentos para auxiliar cidades brasileiras a elaborarem Planos de Mobilidade Urbana
Cidades de todo o País com até 250 mil habitantes têm até 12 de abril de 2023 para entregar seus Planos de Mobilidade Urbana (PMU). O documento é exigido pela Lei n. 12.587/2012, que instituiu continue lendo…
5 maneiras de reduzir o uso de petróleo investindo em um transporte mais limpo
Por Siba El-Samra e Claudia Adriazola-Steil Nunca houve um momento mais propício para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis. Os preços do petróleo e da gasolina dispararam em decorrência da invasão da Ucrânia pela Rússia, continue lendo…
8 abordagens e tendências para promover trânsito seguro e espaços públicos de qualidade
Por Paula Manoela dos Santos, Bruno Rizzon e Adriana Jakovcevic. É preciso desacelerar o trânsito nas cidades brasileiras – e rápido. Esta é uma questão de saúde pública, já que sinistros de trânsito estão entre continue lendo…
Participe da pesquisa “Qualidade de transporte por bicicleta em interseções de trânsito”
Descrição da pesquisa Pesquisa realizada para Tese de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (PPGAU/UFPB) com o objetivo de identificar a importância de fatores de segurança continue lendo…
Por que andar a pé pode ser mais rápido do que de carro?
Por Cristiano Scarpelli. Em 1854, o escritor estadunidense Henry David Thoreau escreveu a obra clássica “Walden”, relatando sua experiência de vida nos bosques e enaltecendo as vantagens da vida simples e autossuficiente. Logo no início do continue lendo…
Com tradição de pesquisas em Cicloturismo, UFF abre inscrições para o mestrado em Turismo
Até 13 de abril estão abertas as inscrições para as provas de seleção para a Turma de 2022 do curso de Mestrado Acadêmico em Turismo do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense, continue lendo…
As ciclovias são culpadas pelo congestionamento urbano?
Por David Metz. Em 2021, o motorista médio de Londres passou 148 horas nos engarrafamentos — o dobro da média nacional, de acordo com um novo relatório da Inrix, uma empresa que analisa o tráfego rodoviário. Essas continue lendo…
A lei das ruas para se tornar uma cidade mais adequada às bicicletas
Ao longo do último século, os carros foram o elemento dominante no planejamento de cidades e municípios. Pistas para veículos, expansão de faixas, estacionamentos e garagens foram sendo criados e usados enquanto continuamos nossa dependência continue lendo…
Como a mobilidade urbana pode diminuir os sinistros de trânsito?
No fim de 1990 em Porto Velho (Rondônia), levávamos 8 minutos de carro entre a nossa casa na zona sul e a escola na qual estudava no centro da cidade. Numa breve consulta no aplicativoGoogle continue lendo…