| |

Viver sem os carros: é possível?

Por Glaucia Pereira e Marcelo de Trói.

 

No dia 22 de setembro comemoramos o Dia Mundial Sem Carro, o World Car-Free Day. O movimento começou a despontar no final dos anos 80, na Europa, mas foi em 1997, na França, que a data passou a existir oficialmente. No Brasil, a primeira comemoração aconteceu em 2001.

Não espanta saber que o país onde o primeiro automóvel movido a combustível fóssil rodou, seja um dos que mais avançam em políticas que tentam diminuir a hegemonia dos carros. Nos últimos 124 anos, a França sabe das desvantagens da hegemonia automobilística. Apenas um exemplo: Paris tem sofrido com a qualidade de ar em função da emissão de gases de efeito estufa, o que ocasiona a proibição da circulação de automóveis em dias mais secos. Uma matéria de 2018 no jornal Aujourd’hui en France, afirmou que viver na capital francesa durante um ano, respirando os ares parisienses, equivale a fumar 183 cigarros, ou nove maços inteiros.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *