Urbanismo
![](http://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/08/urbanismo-md.png)
Uma vez que a maior quantidade de uso da bicicleta ocorre em zonas urbanas, o urbanismo (ciência e técnicas de estudo, regulação e planejamento da cidade) é uma área de conhecimento e de prática social fundamental para a ciclomobilidade.
A maior parte dos esforços da sociedade civil para a promoção da ciclomobilidade tem o urbanismo com área principal.
CONTEÚDO SOBRE URBANISMO NO OBSERVABICI
O tema Urbanismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE URBANISMO
INSIRA URBANISMO
Notícias relacionadas
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/10/ao-contrario-350x230.jpg)
Desenhar cidades ao contrário. Os passeios, as bicicletas e só depois os carros
Uma cidade inteligente não precisa de expulsar os carros – apenas limitar a atividade destes ao estritamente necessário. “Como desenhar um ecossistema urbano seguro para peões, ciclistas e utentes de micro mobilidade”? Começando a desenhar continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/10/amplia-350x230.jpg)
Ampliação de ciclovias na pauta das prefeituras
O Recife apostou nesse segmento. Após o sucesso da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, em 2013, a capital pernambucana ousou na tentativa de ser a capital das bicicletas. Nesse período, foram implantados 140 quilômetros de continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/10/mineapolis-350x230.jpg)
Pesquisa mostra maior geração de emprego ao redor de ciclovias
As ciclovias instaladas em algumas cidades americanas melhoraram a economia das áreas vizinhas, segundo pesquisa publicada no primeiro semestre, feita totalmente antes da pandemia. No total, o estudo apresentado por pesquisadores da Portland State University e do continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/09/goiania-350x230.jpg)
Carro ganha 15 vezes mais vias que bicicleta em Goiânia
Em Goiânia está cada vez mais difícil comemorar o Dia Mundial Sem Carro, que ocorre nesta terça-feira (22), da maneira correta. Nos últimos quatro anos, a extensão de novas vias apenas para os veículos particulares continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/09/as-bicicletas-e-a-cidade-2010-350x230.jpg)
Crítica do filme “A bicicleta e as cidades”
Discussões sobre a bicicleta como uma importante opção de modal para as zonas urbanas já estiveram em diversos documentários brasileiros e estrangeiros, num debate que parece render ainda muitas produções. De um lado, geralmente temos continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/09/erika-kneib-350x230.jpg)
Pós-doutora enumera quatro mudanças para transformar a mobilidade urbana
O Dia Mundial Sem Carro, ou World Car Free Day, é comemorado anualmente em 22 de setembro. A data foi criada com o objetivo de incentivar as pessoas a refletirem sobre os enormes problemas que o uso excessivo continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/09/vide-publicacao-original-001-1-350x230.jpg)
Fortaleza lança programa para implementar microparques e ciclovias arborizadas
Lançado no mês passado, o programa Fortaleza Mais Verde pretende criar uma rede de microparques na capital cearense e implementar corredores cicloviários arborizados. O plano começou a ser executado ainda em agosto. “O intuito da proposta é continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/09/vide-publicacao-original-001_1-350x230.jpg)
Maceió precisa de 850 km de ciclovia para 200 mil ciclistas
Segundo estudos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), dos técnicos da prefeitura e dos ciclistas, Maceió precisa de quatro modalidades cicloviárias para atender à demanda. Cerca de 400 quilômetros de ciclovias, 200 quilômetros continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/09/mobilidade-350x230.jpg)
Muitos empregos podem ser gerados com ciclovias, faixas de ônibus e calçadas recuperadas
O impacto do transporte motorizado, coletivo ou individual, sobre o clima já era conhecido. Movidos a combustíveis fósseis, eles respondem por quase um quarto das emissões brasileiras do setor de energia, em uma curva ascendente, continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/09/ciclista-enfrenta-a-chuva-na-ciclovia-da-avenida-paulista-em-sao-paulo.jpg)
Mês da mobilidade: discussão em setembro vai além do Dia Mundial Sem Carro
Cada ano que passa o mês de setembro fica mais recheado de atividades que buscam conscientizar a população sobre a importância da mobilidade, com a discussão do papel de cada meio de transporte, relacionando seu continue lendo…