Urbanismo
Uma vez que a maior quantidade de uso da bicicleta ocorre em zonas urbanas, o urbanismo (ciência e técnicas de estudo, regulação e planejamento da cidade) é uma área de conhecimento e de prática social fundamental para a ciclomobilidade.
A maior parte dos esforços da sociedade civil para a promoção da ciclomobilidade tem o urbanismo com área principal.
CONTEÚDO SOBRE URBANISMO NO OBSERVABICI
O tema Urbanismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE URBANISMO
INSIRA URBANISMO
Notícias relacionadas
Pesquisa mostra maior geração de emprego ao redor de ciclovias
As ciclovias instaladas em algumas cidades americanas melhoraram a economia das áreas vizinhas, segundo pesquisa publicada no primeiro semestre, feita totalmente antes da pandemia. No total, o estudo apresentado por pesquisadores da Portland State University e do continue lendo…
Carro ganha 15 vezes mais vias que bicicleta em Goiânia
Em Goiânia está cada vez mais difícil comemorar o Dia Mundial Sem Carro, que ocorre nesta terça-feira (22), da maneira correta. Nos últimos quatro anos, a extensão de novas vias apenas para os veículos particulares continue lendo…
Crítica do filme “A bicicleta e as cidades”
Discussões sobre a bicicleta como uma importante opção de modal para as zonas urbanas já estiveram em diversos documentários brasileiros e estrangeiros, num debate que parece render ainda muitas produções. De um lado, geralmente temos continue lendo…
Pós-doutora enumera quatro mudanças para transformar a mobilidade urbana
O Dia Mundial Sem Carro, ou World Car Free Day, é comemorado anualmente em 22 de setembro. A data foi criada com o objetivo de incentivar as pessoas a refletirem sobre os enormes problemas que o uso excessivo continue lendo…
Fortaleza lança programa para implementar microparques e ciclovias arborizadas
Lançado no mês passado, o programa Fortaleza Mais Verde pretende criar uma rede de microparques na capital cearense e implementar corredores cicloviários arborizados. O plano começou a ser executado ainda em agosto. “O intuito da proposta é continue lendo…
Maceió precisa de 850 km de ciclovia para 200 mil ciclistas
Segundo estudos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), dos técnicos da prefeitura e dos ciclistas, Maceió precisa de quatro modalidades cicloviárias para atender à demanda. Cerca de 400 quilômetros de ciclovias, 200 quilômetros continue lendo…
Muitos empregos podem ser gerados com ciclovias, faixas de ônibus e calçadas recuperadas
O impacto do transporte motorizado, coletivo ou individual, sobre o clima já era conhecido. Movidos a combustíveis fósseis, eles respondem por quase um quarto das emissões brasileiras do setor de energia, em uma curva ascendente, continue lendo…
Mês da mobilidade: discussão em setembro vai além do Dia Mundial Sem Carro
Cada ano que passa o mês de setembro fica mais recheado de atividades que buscam conscientizar a população sobre a importância da mobilidade, com a discussão do papel de cada meio de transporte, relacionando seu continue lendo…
Restrições da pandemia aceleram transformações na mobilidade urbana
Em todo o mundo, a situação da pandemia evidenciou inúmeras injustiças urbanas, uma delas: há muito espaço das ruas para carros e pouco para as pessoas. Em São Paulo, por exemplo, apenas 9% das calçadas continue lendo…
Em Brasília, a “capital do carro”, trabalhadores sofrem com má qualidade do transporte público
alta de mobilidade urbana em Brasília, agravada por redução de frota durante a pandemia, expõe ao contágio população que mora fora do Plano Piloto; densidade demográfica em Ceilândia é de 129 habitantes por hectare, enquanto continue lendo…