Urbanismo

Uma vez que a maior quantidade de uso da bicicleta ocorre em zonas urbanas, o urbanismo (ciência e técnicas de estudo, regulação e planejamento da cidade) é uma área de conhecimento e de prática social fundamental para a ciclomobilidade.

A maior parte dos esforços da sociedade civil para a promoção da ciclomobilidade tem o urbanismo com área principal.


CONTEÚDO SOBRE URBANISMO NO OBSERVABICI

O tema Urbanismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE URBANISMO

INSIRA URBANISMO

Notícias relacionadas

“Como serão as cidades no pós pandemia”

“A pandemia da covid-19 paralisou o mundo e continua matando milhares de pessoas, infectadas por um micro-organismo para o qual não se tem remédio nem antídoto. Ameaças de tal natureza, em inúmeros momentos da história, continue lendo…

Leia mais

“Grupo pede participação da sociedade civil em planos de mobilidade [de Vitória]”

“Grupo ligado ao debate e ação sobre mobilidade urbana, o Coletivo Pedalamente lançou um questionário online para coletar opiniões da sociedade civil que possam orientar proposta de implementação de novas ciclorrotas em Vitória. No questionário, avalia-se a constância continue lendo…

Leia mais

“Las cinco Re [Os cinco erres] que propone Ocupa Tu Calle de Lima para mejores ciudades ante la pandemia”

“LA Network dialogó con la arquitecta española Lucía Nogales sobre el Foro Internacional de Intervenciones Urbanas en Lima que llega a su quinta versión más sólido y denunciando con fortaleza la desigualdad en las ciudades, continue lendo…

Leia mais

“O ciclista do ‘novo normal’ já existe, a cidade é que vai ter que mudar”

“Ao observar o que vem acontecendo nas principais cidades do mundo nos últimos três meses, algumas conclusões já podem ser tiradas dos efeitos da pandemia global da COVID-19 sobre a mobilidade. Duas delas chamam mais continue lendo…

Leia mais

“Projetos sustentáveis ganham destaque no cenário mundial de pandemia pós-Covid-19”

“Com base nestas experiências, a capital mineira, Belo Horizonte, está trabalhando para implementar um corredor de 30 quilômetros exclusivo para bicicletas como medida de retomada pós-Covid e já iniciou testes com marcações em pintura nas continue lendo…

Leia mais

“PMV [Vitória] cria grupo de trabalho para discutir circulação na cidade após pandemia”

“A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), criou um grupo de trabalho para propor novas opções de circulação na cidade após a pandemia. Participam também do trabalho continue lendo…

Leia mais

“Infraestrutura ciclística – Porque quem não anda de bicicleta devia apoiar”

“Em 1950, a população brasileira era de 52 milhões, e a maioria vivia na zona rural. A estimativa do IBGE é que, em 2013, a população brasileira ultrapassou 200 milhões, com cerca de 85% residindo continue lendo…

Leia mais

“Ciclovia que acompanha trilhos da linha férrea é aprovada em Marília (SP)”

“A Prefeitura de Marília, localizada a oeste do estado, obteve autorização da empresa Rumo Logística, concessionária responsável pela malha paulista de ferrovias, para o projeto de construção de uma ciclovia paralela aos trilhos da linha continue lendo…

Leia mais

“Pela apropriação das cidades no pós-pandemia”

“A cidade que urge” é o manifesto da Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo), que assim como outras entidades defensoras da mobilidade ativa no País, têm soltado comunicados para tentar ajudar na reorganização da continue lendo…

Leia mais

“Como retornar à vida em comunidade no mundo pós-pandemia?”

“Ficar em casa tem provocado, segundo pesquisadores, uma redução nos níveis de poluição, e esse número é maior que as mortes provocadas pelo coronavírus. Imagens dos canais de Veneza sem poluição e de animais voltando a lugares antes ocupados pelos continue lendo…

Leia mais
1 11 12 13 14